terça-feira, 1 de junho de 2021

Android 11 no Zenfone Max Pro M2 X01BD - KangOS v2.1 Official

Configurações rápidas @ KangOS v2.1


    O Android 12 já se encontra em desenvolvimento neste momento, e sua versão beta mostra muitos recursos que provavelmente serão incluídos na versão final. Enquanto isso não acontece, vemos cada vez mais custom ROMs baseadas no Android 11 RQ2A que adotam características do futuro Android S. Hoje vamos analisar a KangOS v2.1, ROM que apresenta uma interface muito elegante!

Lawnchair 11 @ KangOS v2.1

Moto Áudio @ KangOS v2.1

 

   A ROM conta com o lançador de aplicativos Lawnchair na versão 11, que conta com a famosa opção de trocar o pacote de ícones, algo que agrega na personalização do sistema. Além dessa opção, temos também o ajuste de transparência do background, variando entre níveis de totalmente opaco e translúcido. O sistema da Google Play é certificado na KangOS, e ela também passou no teste da SafetyNet, o que significa que você pode instalar o app da Netflix e também os apps de banco, com toda tranquilidade. Dando uma olhada na grade de apps, vemos alguns aplicativos nativos, como por exemplo, a câmera padrão do AOSP, que tem funções básicas de tirar foto e filmar, somente, mas temos também uma novidade: o app Moto Áudio, que representa um equalizador gráfico para o sistema de mídia, com possibilidade de personalizar os níveis de áudio e estilos, além do reprodutor de música Retro Music. O sistema também conta com a excelente função de App Locker, que fica localizada em Segurança. 

Configurações @ KangOS v2.1

Kangie's Lab @ KangOS v2.1


   O destaque do sistema da KangOS é a barra de configurações rápidas, que tem um esquema diferenciado, lembrando um pouco a central de controle da MIIU 12, com um efeito de vidro, meio translúcido. A barra de controle de brilho também lembra um pouco a interface vista nas versões prévias do Android 12, o que confere uma certa elegância ao sistema em geral! Ainda conferindo a barra de quick settings, temos o atalho que exibe os serviços em execução, que aparenta ter um bom equilíbrio, visto que a ROM conta com algumas personalizações, resultando num sistema fluido e bonito. 

Painéis de volume @ KangOS v2.1

Navbar Pulse @ KangOS v2.1


   Vamos agora para as configurações do sistema. Quando é aberto o menu de configurações, notamos de cara que há um papel de parede próprio de fundo da tela de ajustes, e que varia dependendo do horário (dia ou noite). O seu estilo também segue o padrão do Android 12, com a barra de pesquisa reformulada e o ícone de usuário localizado ao seu lado. As seções são separadas em alguns grupos e conta com ícones coloridos. A suíte de personalizações se chama Kangie’s Lab, e agora vamos explorar seus ajustes. Em barra de status, temos a famosa opção de estilo de ícone de bateria, que abriga os estilos no formato retrato, ou vários estilos em círculo, formato sólido ou escondido. Temos ainda uma opção muito legal, que é a de ícones coloridos na statusbar. Já na aba de configurações rápidas, temos o ajuste de opacidade na barra de configurações rápidas e também o nível de opacidade de fundo, algo que torna o sistema muito especial. Uma definição que lembra muito a interface da MIUI 12 é a lista suspensa rápida de QS, que por padrão vem definida como abrir as quick settings ao puxar para baixo do lado direito. Outro detalhe importante é a exibição da bateria na barra de configurações rápidas no estilo tradicional, ou até no modo de estimativa. Dando uma conferida na aba de botões, vemos a opção de reinicialização avançada, o que exibe a opção de ligar diretamente na tela de recovery, facilitando bastante o acesso. Ainda nesta aba, temos o estilo do painel de volume, que pode ser definido no esquema da MIUI, que inclusive combina bastante com a linguagem estética do sistema. Agora vamos para a última aba de personalização, que se chama música. Lá temos a opção Navbar Pulse, que exibe uma animação no estilo equalizador de música na barra de navegação, ao reproduzir música, o que torna o sistema mais interativo e divertido!

Theme @ KangOS v2.1


   O sistema conta com a opção de Always On Display, que exibe sempre na tela bloqueada o relógio e informações de data e clima, mas infelizmente a ROM não conta com a tela ambiente com gatilhos de ativação baseados em gestos, além de não ter a transmissão de tela funcionando, como já se esperava por se tratar do Android 11. A KangOS também detém de um ajuste específico de temas, onde podem ser definidos aspectos de fontes, cor de destaque, formato de ícones e mais. O esquema de desfoque também está disponível por aqui, ele fica localizado em Tela.

Versão do Android @ KangOS v2.1


   O patch de segurança dessa versão é o de 5 de maio de 2021. A interface vista em versão do Android também é apresentada de forma diferente, destacando o código do dispositivo, a capacidade de bateria, as informações da CPU, da memória RAM, da resolução de tela e o nome do mantenedor do projeto, além da clássica informação da versão do sistema e mais. Caso tenha interesse em instalar o sistema no seu Zenfone Max Pro M2, acesse o vídeo tutorial presente no canal para ter como base o processo de instalação de custom ROM no X01BD. Link nos cards e na descrição do vídeo. Atenção: o link do arquivo da ROM está presente na descrição do vídeo. Nesse caso, não será necessário instalar o zip do pacote do NikGapps, pois a ROM já conta com os apps do Google





Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY



Downloads:

- KangOS-2.1-R-Élîxîr-Gapps-OFFICIAL-X01BD-20210528-1654 - https://bit.ly/3i4RYWm


Fonte:

- Tecmundo - Android 12: Confira a maior mudança visual do Google [Hands-on] - https://bit.ly/2S3wDll

- Fórum XDA Developers - Android 12 DP2 New Features: Lighter dark theme, one-handed mode, and more! - https://bit.ly/3xdbzcb

- Site oficial KangOS - https://kangos.in/

- Site oficial do projeto KangOS- Downloads para o X01BD - https://bit.ly/3i4RpvI

Nenhum comentário:

Postar um comentário