sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Análise LineageOS 14.1 no Moto G2 Android 7.1.1 - Como instalar a ROM - Janeiro de 2017

Com o fim da CyanogenMod, surgiu uma outra comunidade de desenvolvimento de ROMs embasada no projeto anterior, esta é a LineageOS. Desde o final do ano de 2016, foram feitas versões não oficiais do novo projeto, porém bastante estáveis, já que não houve tantas modificações no código base em cima da CyanogenMod 14.1. Hoje vamos analisar a ROM não oficial LineageOS 14.1, rodando o Android Nougat 7.1.1 no Moto G2.

Tela inicial - Trebuchet Launcher

Easter Egg - Android Nougat 
Barra de atalhos rápidos



App de configuração

Configurar

Versão 7.1.1 LineageOS 14.1



  Em questão de interface, nada mudou, exceto as informações sobre o sistema, que agora exibe o nome LineageOS em vez da CM, em versão do sistema e número da versão. Os recursos também foram conservados, como o modo de divisão de tela, o LiveDisplay, tamanho da fonte e também o da exibição. Em botões, há a opção Botões e layout, onde é possível alterar o espaçamento entre os botões virtuais de navegação, assim como incluir outras opções na barra. Por alguma razão, o acesso ROOT não está pré-habilitado em opções do desenvolvedor, mas isso é resolvido ao instalar pelo TWRP o script SuperSU disponibilizado no post sobre a ROM no fórum XDA.

Não é possível ativar ROOT nativamente

Com o auxílio do script SuperSU, o acesso ROOT é concedido

Gerenciamento de memória RAM do sistema

  
  O único erro que encontramos está mais uma vez na câmera. O aplicativo nativo não é capaz de capturar fotos em HDR, nem com a câmera traseira, nem com a frontal. Além disso, o aplicativo necessita de algumas otimizações. Já a função de vídeo funciona muito bem em ambos os sensores. A bateria se mantém no padrão de autonomia visto em outras ROMs rodando o Android Nougat, como a Mokee, por exemplo. O desempenho em jogos continua muito bom também. Para modificar o visual, instalamos o Substratum Theme Engine, mas infelizmente os temas que modificam a interface em geral entram em conflito com funções básicas, como a interface wireless, que parou de funcionar por uns instantes enquanto o tema estava instalado. A única alteração que funcionou sem causar transtornos foi a mudança do estilo da barra de navegação. No quesito personalização, a ROM fica devendo bastante, visto que na ROM Mokee tudo funciona legal.   


 Acompanhe os passos para instalação da LineageOS:
  • Baixe os arquivos da ROM zipada, os Gapps ARM Android 7.1 nano e o zip SuperSU-v2.79-201612051815. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/LinkLineageMotoG2
  • É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM e depois no botão Add more zips, escolha os Gapps, toque novamente em Add more zips e por último toque no SuperSU, e então deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.


  No final, configure seu dispositivo normalmente e aproveite o Android Nougat rodando no seu Moto G2.


Fonte:


XDA Devlopers - Lineage OS 14.1 - http://bit.ly/2jbn665

4 comentários:

  1. com esse processo o moto g2 fica com acesso root também?

    ResponderExcluir
  2. olha instalei mais quando fui verificar nao esta reconhecendo o segundo chip o que fazer

    ResponderExcluir
  3. instalei e não esta reconhecendo nenhum chip SIM

    ResponderExcluir
  4. estranho aqui reconheceu os chips SIM,atento

    ResponderExcluir