segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A Melhor ROM para Moto G2 com Android 7.1.1 Nougat - AOSP Extended v4.0

Atualização (8 de abril de 2017): A ROM já está sendo suportada oficialmente no site do projeto AOSP Extended, no link http://bit.ly/2mGINgc e o desenvolvedor responsável é o Demetris Ierokipides, que está dando continuidade na ROM, que agora está na versão 4.0 (do dia 7 de abril de 2017).

Atualização (14 de março de 2017): Um desenvolvedor chamado Demetris está dando continuidade na ROM AOSP Extended, que agora está na versão 3.3 (do dia 13 de março de 2017). O link para download é http://bit.ly/2mGINgc. Fonte do post original feito na Fórum XDA - http://bit.ly/2mXjXKS.

Nota: O desenvolvedor responsável pela ROM AOSP Extended para o Moto G 2014 (Kranoner), assim como outros projetos para o dispositivo da Motorola, abandonou o direcionamento para o mesmo, tendo como consequência a retirada das ROMs dos links fornecidos previamente. Infelizmente não estarão mais disponíveis os projetos nos links divulgados. Contamos com a sua compreensão.




A sigla AOSP é muito famosa dentro da comunidade tech, mais especificamente para os usuários e fãs do sistema operacional móvel da Google, o Android. O seu significado literal é Projeto de Código Aberto do Android, do inglês Android Open Source Project, e representa o código que serve de base para todos os projetos de sistemas que rodam o Android. E como representante de ROM customizada baseada no AOSP, trazemos a análise da AOSP Extended v3.1 para o Moto G2 3G.

Pixel Launcher

Barra de notificações modificada


Barra de ações rápidas - AEX

  Embora traga o conceito de Android puro, a ROM AEX, como é conhecida entre os usuários, dispõe de muitas opções para personalizar o sistema. Um recurso muito útil e pouco visto na maioria dos sistemas construídos para o Moto G de segunda geração é a Tela Ambiente, cuja ativação da tela se dá pelo gesto de passar a mão em cima do sensor de proximidade, onde são mostradas informações da hora, dia e notificações com o fundo preto, muito próximo à funcionalidade Moto Tela da Motorola. A aplicação de lançador é a Pixel Launcher, e a sua barra de navegação também é fortemente inspirada na linha Pixel da Google. A barra de ações rápidas e notificações não fogem muito do padrão, mas trazem um ícone peculiar ao lado das configurações, ele representa um atalho rápido para Serviços em execução, onde está detalhado o uso da Memória RAM para cada aplicativo ou recurso em tempo real. Em Configurar vemos a cor azul em destaque, mais uma inspiração vinda do Pixel Phone, já em Sobre o dispositivo está a logomarca da ROM e mais informações sobre a mesma, como a central de atualizações OTA. A versão do Android é a 7.1.1 Nougat e o Nível do patch de segurança do Android é o mais atual, do dia 5 de fevereiro de 2017, e a data de construção da ROM, 10 do mesmo mês. A ROM vem com ROOT pré-habilitado, basta ir em Opções do desenvolvedor e marcar a opção Aplicações e ADB em Acesso root. Para ativar o ROOT, é necessário instalar o zip do SuperSU. A novidade que esta ROM apresenta em relação ao Android puro é a suíte de personalizações, que aqui é dada como Extensões, onde é possível alterar visualmente posições de itens da barra de status, relógio, bateria, botões de navegação, tela de recentes e mais. Uma configuração muito interessante encontrada na AEX é a alteração de Configurações rápidas, localizada na aba Painel de Notificações, onde é possível escolher um fundo para atalhos rápidos entre imagens pré-definidas do sistema, assim como também é possível alterar o número de linhas e colunas de atalhos exibidos na mesma tela. Outro destaque é a configuração de Desfoque, que está presente na aba Sistema, onde o usuário pode escolher a escala do efeito desfoque na tela de notificações e atalhos rápidos e na tela de recentes.
  
Menu de Extensões da AEX

Informações do sistema

Sobre o dispositivo - AEX

  A função de operação com uma só mão também marca presença na AEX, que pode ser ativada com o gesto de deslizar para a esquerda ou direita na barra de navegação. A câmera está muito boa, inclusive consegue capturar fotos com a função HDR ligada. O desempenho da ROM está aprovado, com transições de telas bem fluidas e controles responsivos. Em nossos testes com jogos, o título The Amazing Spider-Man 2 rodou com bastante agilidade, e o GTA San Andreas também, inclusive no nível de detalhamento gráfico mediano, algo muito satisfatório para o Moto G2. Infelizmente os títulos FIFA 16 e GTA Liberty City Stories não executaram.


Notamos dois erros no sistema:


- Ao apagar algum arquivo ou aplicativo, o sistema não atualiza a memória real disponível, até o mesmo ser reiniciado manualmente.


- Aplicativo nativo de Arquivos é muito ruim, somente é possível realizar manipulação de cópias de arquivos, logo as demais operações, como por exemplo, excluir, mover e renomear não estão habilitadas.


  De forma geral, o projeto AOSP Extended é uma ótima alternativa para aqueles que procuram bom desempenho no Android Nougat, sem deixar de lado algumas personalizações no sistema. A bateria continua com boa autonomia de modo geral. Nossa conclusão é que ela é a melhor ROM baseada no Android 7.1.1 para o Moto G de segunda geração até o momento!


Modo Operação com uma só mão

AnTuTu v6.2.7


 Acompanhe os passos para instalação da AOSP Extended:
  • Baixe o arquivo da ROM zipada, os Gapps ARM Android 7.1 nano e o arquivo zip do SuperSU. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/AEXMotoG2
  • É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM, depois no botão Add more zips e escolha os Gapps, e, por último, escolha o arquivo SuperSU tocando novamente em Add mote zips, e então deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.



Fonte:


Fórum XDA - AOSP Extended ROM v3.1 - http://bit.ly/2kdq5eE

14 comentários:

  1. Péssimo.
    Instalei no meu Moto G2 e achei o bootloader maneiro, mas assim que iniciou, já começou ruim:
    a tela estava na horizontal sendo que meu celular estava na vertical;
    todos os gapps pararam de responder e
    não consegui acessar as configurações. Tive que forçar o desligamento do aparelho para reinstalar a ROM de fábrica.
    Pelo seu vídeo,a ROM aparenta ser legal. Mas no meu aparelho infelizmente não funcionou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive este mesmo problema algumas vezes, geralmente quando eu estava jogando. acabei de instalar esta ultima versao e espero que tenha sido resolvido este problema.

      Excluir
  2. Instalei no meu moto g, esta ótima mais está com um problema, quando a bateria está com 20% ele desliga, o que pôde ser ? Como resolver o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia!!!! o meus esta parecido com a seu!!! se estiver com algo rodando como um game ou musicar ele da 1 sinal de 15% depois 10 desliga

      Excluir
    2. O meu faz isso com a versão de fabrica problema de bateria, substituição resolve 50% dos casos,

      Excluir
  3. ADOREI ESSA ROM. Estava usando o LineageOS e estava tão ruim o Moto G2 como quando estava como o sistema original. Essa ROM pura da AEX é tudo de bom. Destaque para o navegador Via, muito rápido mesmo e bloqueia propagandas e scripts desnecessários tornando a navegação pelo celular possível rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. intalei ela, mas com 20 ou 15% de bateria o celular desligava sozinho, depois disso resolvi instalar a MIUI 8 da Xiaomi, vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive problemas com a MIUI por causa da memória interna. O WhatsApp e o Telegram não recebiam arquivo nenhum =/

      Excluir
  5. parabens cara, levei hs de pesquisa e ninguem explicou como você . Simples, Pratico e eficiente !

    ResponderExcluir
  6. o meu deu erro ao instalar os gapps e agora esta travado

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!!! a rom esta top..mais não estou conseguindo colocar para aparecer na data do lado do G do Google a previsão de tempo.....alguém pode me ajudar...só fica aparecendo a data

    ResponderExcluir