sexta-feira, 14 de maio de 2021

Chegou o Android 11 no Moto G5 (Cedric) - LineageOS 18.1 Official

EasterEgg do Android 11 @ LineageOS 18.1


    A LineageOS rodando o Android 11 chegou oficialmente para alguns aparelhos no mês de abril de 2021, inclusive elaboramos um vídeo sobre a versão no canal. Passado um pouco mais de um mês, tivemos a inclusão de um modelo muito esperado pela comunidade. No vídeo de hoje vamos analisar a LineageOS 18.1 rodando o Android 11 RQ2A no Moto G5 (cedric). 

Novo player de música @ LineageOS 18.1

Trebuchet @ LineageOS 18.1

Apps de banco e Netflix @ LineageOS 18.1


   A interface basicamente permanece a mesma vista na versão 17.1, rodando o Android 10, as únicas diferenças são que os apps de galeria, música e mensagens adotaram o esquema do tema escuro, quando o mesmo está ativo, e as novidades do Android 11, como por exemplo, o novo visual do player de música na barra de configurações rápidas, o histórico de notificações e a nova interface do menu power, para citar algumas das diversas adições da décima primeira versão do Android. A launcher ainda é a ótima Trebuchet, que conta com a opção de mudar o pacote de ícones e também com a opção de bloquear ou ocultar aplicativos, algo que é muito interessante! Nos nossos testes, a transmissão de tela, que funcionava perfeitamente na versão anterior, simplesmente não obteve êxito desta vez. Uma grande surpresa foi que, além de não passar no teste da SafetyNet e do fato de que a Play Store não é certificada, a ROM permite a instalação do app da Netflix e também dos apps de banco, e tudo funciona normalmente, descartando assim a obrigatoriedade de permitir acesso root para habilitar tais recursos!  

Câmera Snap @ LineageOS 18.1

Gestos Tela Ambiente @ LineageOS 18.1

Estilos e planos de fundo @ LineageOS 18.1


   O app de câmera padrão do sistema da LineageOS, chamado de Snap, não aparecia de imediato na primeira vez que iniciamos o sistema, mas depois da primeira reinicialização, ele apareceu na grade de aplicativos. O seu funcionamento é básico, porém efetivo, inclusive conta com um ótimo leitor de QRCode nativo! A ROM ainda conta com os gestos do modo ambiente, presente nas configurações de tela. Uma opção suprimida nessa primeira build da LineageOS 18.1 foi o estilo de relógio do projeto, que fazia parte da versão 17.1, presente em estilos e planos de fundo, mas ela pode aparecer em futuras atualizações. O sistema é criptografado por padrão, então é importante que, se caso necessário, você precise fazer alguma instalação pelo TWRP, use o cartão de memória. O sistema foi construído no dia 13 de maio, rodando a versão RQ2A do Android 11, com o patch de segurança com alterações até 5 de maio de 2021, o mais recente até então.

Versão do Android @ LineageOS 18.1

Serviços em execução @ LineageOS 18.1

EasterEgg @ LineageOS 18.1


   O sistema é fluido, ocupando aproximadamente 1gb de RAM, deixando disponível cerca de 400mb, baseado no uso com alguns apps baixados na loja, o que se mostra uma boa opção, visto que o Moto G5 tem apenas 2gb de RAM e está rodando o Android 11. Nossa conclusão é que a LineageOS 18.1 oficial está muito bem otimizada para um aparelho que já tem 4 anos de lançado e ainda garante um fôlego a mais com um sistema atualizado e estável, dentro da evidente limitação de hardware que temos no aparelho da Motorola. 

   Caso tenha interesse em instalar a ROM no Moto G5, baixe o zip diretamente no site de downloads para o Moto G5 (cedric) e também baixe o pacote do NikGapps core contando com a Play Store e os serviços do Google para o Android 11, links na descrição do vídeo. Feito isso, basta fazer a instalação usando os arquivos já baixados, usando como guia o tutorial presente no canal, ensinando como instalar custom ROM no Moto G5, link também na descrição do vídeo.




Link do vídeo "Como instalar Custom ROM no Moto G5 (Cedric)" - https://youtu.be/4EYdifDugNk



Downloads:

- lineage-18.1-20210513-nightly-cedric-signed - https://bit.ly/3f9t4l6

- NikGapps-core-arm64-11-20201231-signed - https://bit.ly/2MnJjk0


Fonte:

- Tecnoblog - Moto G5 e Moto E5 Plus são atualizados para Android 11 via LineageOS - https://bit.ly/3uM089C

- Site de downloads da LineageOS para o Moto G5 cedric - https://bit.ly/3thpV9d


Nenhum comentário:

Postar um comentário