domingo, 18 de abril de 2021

Android 11 diferenciado! dotOS 5.0.1 Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Barra de configurações rápidas @ dotOS v5.0.1

     Você procura uma custom ROM para seu aparelho Android com um estilo diferente, mas não quer migrar para um port da MIUI ou da OxygenOS? Temos uma sugestão muito interessante! Baseada no AOSP, com adição de uma interface totalmente personalizada, rodando o Android 11, a dotOS v5.0.1 é a custom ROM que vamos analisar hoje no canal.

Câmera OnePlus @ dotOS v5.0.1

Galeria OnePlus @ dotOS v5.0.1


   O destaque da dotOS está justamente na barra de configurações rápidas, que conta com um estilo baseado na MIUI, onde a barra de controle de brilho adota uma interface que dialoga com o restante, além da seção de estimativa de bateria, que fica integrada com o ícone de rede sem fio e o modo de som, na parte superior direita, tudo com cantos arredondados, seguindo a linguagem visual da ROM chinesa. Outra inspiração muito bem aproveitada é a OxygenOS, que no caso da dotOS, veio por meio de um pacote de apps portados da primeira. A câmera OnePlus é um bom exemplo. Ela é funcional em quase tudo, menos na opção de câmera lenta, que no Zenfone Max Pro M2 (X01BD), não mostrou resultados, mas o restante está tudo ok! A equipe de desenvolvimento do projeto também portou o app de galeria OnePlus, que mostra três abas: fotos, coleções e explorar. Ainda temos mais dois aplicativos portados da interface da OxygenOS, são eles, o gerenciador de arquivos e o app de tempo, que exibe a previsão do tempo com uma interface muito bem construída! O navegador nativo da ROM é o Jelly, portado da LineageOS, mas um app em específico ficou faltando, um reprodutor de música, que por algum motivo não vem instalado no sistema, restando apenas que o usuário baixe diretamente na Play Store um de seu agrado para ouvir músicas no aparelho.

Captura de tela longa @ dotOS v5.0.1

Always on Display & Tela de bloqueio @ dotOS v5.0.1

Tela Ambiente @ dotOS v5.0.1


   A ROM ainda conta com a captura de tela longa, onde podemos estender a área da printscreen, rolando a captura para baixo. Indo em configurações, percebemos que o estilo segue o design visto nas versões prévias do Android 12, o que torna o sistema mais atrativo e moderno. Na parte de segurança, temos o App Locker, onde podemos proteger os apps com senha ou por meio do sensor biométrico. A suíte ZenParts também marca presença por aqui, contendo o FPS Info e os ajustes de tela ambiente, dentre outros. Indo para a seção de tela, temos as definições de corte da tela, que pode ser exibido de várias formas ou até mesmo oculto. Na central de personalizações da dotOS, vemos um estilo diferenciado. As abas são divididas em blocos, mais uma inspiração da OxygenOS. Na aba papéis de parede, temos algumas imagens pré-definidas, além de outras que podem ser baixadas e aplicadas diretamente no sistema. Na aba Always on display & tela de bloqueio, podemos definir o estilo do relógio e também algumas opções, como por exemplo, o raio de borda ao receber notificações. Já na aba barra de status, podemos definir o estilo do ícone de bateria, opções de exibição do relógio, como por exemplo, a inclusão da data ao seu lado, e também as configurações de luzes da bateria. Outra aba interessante é a de configurações rápidas, onde podemos exibir ou não os títulos dos atalhos e também ativar os detalhes do bloco, para se ter um efeito tinta, que fica muito bonito! Na aba temas é onde podemos alterar a cor de destaque, escolhendo cores em dois esquemas, um no tema claro e outro no tema escuro, além de opções de fonte, de formato e de pacote dos ícones. Na última aba, de sistema, podemos configurar o duplo toque para ligar e também desligar a tela, além da opção de gesto de captura de tela deslizando três dedos para baixo. Temos presente também o ajuste de tamanho da barra de gestos, completando assim a suíte de personalização do projeto.

Temas @ dotOS v5.0.1

Sobre o dispositivo @ dotOS v5.0.1

Versão do Android @ dotOS v5.0.1

 

   A dotOS ainda conta com a possibilidade de instalar apps de banco e da Netflix, já que a ROM passa tranquilamente no teste da SafetyNet. Tudo roda fluido por aqui, já que o sistema está baseado no Android 11 RQ2A, e conta com o patch de segurança com alterações até 5 de abril de 2021, o mais recente até a data de publicação deste vídeo. Nossa conclusão é que esse projeto contempla equilíbrio e funcionalidade, alinhado com um belo visual, sem pesar muito no sistema! 

   Caso tenha interesse em instalar o sistema no seu Zenfone Max Pro M2, acesse o vídeo tutorial presente no canal para ter como base o processo de instalação de custom ROM no X01BD. Link nos cards e na descrição do vídeo. Atenção: os links dos arquivos estão presentes na descrição do vídeo, são eles a ROM dotOS v5.0.1 e o zip do NikGapps core para ter acesso aos apps do Google.



Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- dotOS-R-v5.0.1-X01BD-OFFICIAL-20210413-1633 - https://bit.ly/3eaIsNQ

- NikGapps-core-arm64-11-20201231-signed - https://bit.ly/2MnJjk0

Fonte:

- Tecnoblog - Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização - https://bit.ly/3ozZ4C4

- Fórum XDA Developers - Android 12 DP2 New Features: Lighter dark theme, one-handed mode, and more! - https://bit.ly/3xdbzcb

- Site oficial dotOS - https://bit.ly/3gh2gSb

- Site oficial do projeto dotOS - Downloads para o X01BD - https://bit.ly/2QwHvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário