segunda-feira, 12 de abril de 2021

Android Retrô - ArrowOS v9.0 Official - Android 9 Pie

Sobre o sistema @ ArrowOS v9.0


     O sistema Android evoluiu muito rápido, visto que já estamos a um passo da versão final do Android 12, que sairá ainda em 2021. Embora seja o mais desejado, nem todo aparelho apresenta boa performance ao rodar sistemas novos, como por exemplo, um dispositivo mais antigo rodando uma custom ROM mais atual. E é por isso que vamos analisar uma custom ROM do Android 9 Pie no Moto G5.

EasterEgg do Android 9 @ ArrowOS v9.0

Quickstep launcher @ ArrowOS v9.0

Pixel Master Camera @ ArrowOS v9.0


   A ROM em questão é a ArrowOS v9.0 oficial para o Moto G5 (Cedric). O projeto ainda suporta outros dispositivos nesta versão mais antiga, como por exemplo o Zenfone Max Pro M2 (X01BD) e o Zenfone Max Pro M1 (X00T), então se você possuir algum desses modelos, sinta-se livre para testar o sistema. Olhando as informações da ROM, vemos que o patch de segurança contém alterações até 5 de abril de 2019, tendo a build PQ2A construída em 18 de abril daquele ano. Por padrão, o app de lançador de fábrica é o Quickstep, que conta com algumas funções interessantes, como por exemplo, a integração do feed do Google, a opção de mudar o pacote de ícones, a alteração do formato de ícones e o estilo do tema, já que se trata do Android Pie, sendo que no Android 10 essas opções se encontram em estilos e planos de fundo e em tema escuro. No meu caso, eu instalei outro app de launcher, por questão de gosto mesmo. O aplicativo usado para substituir o padrão foi o Lawnchair. Conferindo os apps nativos, temos duas opções de câmera por padrão: a primeira é a câmera do AOSP, bem simples, com opções básicas de tirar fotos e gravar vídeos somente, e a outra é a câmera da ASUS, chamada de Pixel Master, que conta com opções mais avançadas, como por exemplo, o modo profissional, o modo de animação GIF e o modo HDR. Caso deseje, você também pode instalar outras câmeras nessa ROM. Outro app nativo muito bom que vem no sistema é o tocador de música Phonograph, que conta com um visual inspirado no Material Design do Google, com cores em harmonia com a arte do álbum em reprodução. 

Barra de configurações rápidas @ ArrowOS v9.0

Modo de operação com uma mão @ ArrowOS v9.0

Estilos de ícone de bateria @ ArrowOS v9.0


   Agora vamos explorar a barra de ações rápidas do sistema. Logo de cara, vemos os atalhos de clima, de reinicialização, de transmitir tela e o botão que habilita ou não a barra de navegação. Este último é bem útil, pois você pode ocultar a barra em qualquer situação, para ter um aproveitamento completo do espaço, algo que pode ser bastante interessante em jogos. Falando na barra de navegação, nesta ROM podemos usar o modo de uma mão sem problemas, algo que faz muita falta nos sistemas que rodam as versões mais atuais do Android. A transmissão de tela está funcionando perfeitamente também! A ArrowOS não é tão focada em personalização, mas detém de algumas opções bem legais, como por exemplo, em configurações de bateria, onde podemos alterar o estilo do ícone da mesma, alternando entre opções de texto até formatos circulares ou o padrão do sistema, além da clássica definição de porcentagem. Indo na aba Botões, temos a opção de menu de reinício avançado, onde podemos definir quais são os comandos mostrados ao acionar o menu de energia, como por exemplo, a captura da tela e a reinicialização avançada para o recovery mode. Agora em Tela, podemos escolher qual fonte utilizar no sistema, além da opção de ativar a tela ao receber notificações, usando a tela ambiente. Outra opção legal é o esquema de cores em tema do sistema, que pode ser claro, escuro, preto ou automático, de acordo com o papel de parede. O interessante é que mesmo estando no Android 9, o esquema de tema escuro muda toda a interface das configurações, algo que só veio oficialmente com o Android 10. Outra alteração é a possibilidade de escolher a cor em destaque.

Configurações de tela @ ArrowOS v9.0

Moto Ações @ ArrowOS v9.0

Deslizar o botão home para cima @ ArrowOS v9.0

Tela inicial com o Lawnchair @ ArrowOS v9.0


   Felizmente as opções do Moto Ações estão integradas ao sistema da ArrowOS, com os gestos do dispositivo, como por exemplo, o gesto de ligar a lanterna e o gesto de acionar a câmera, além da funcional tela ambiente e dos gestos no sensor biométrico, que funcionam em tempo integral, desde que estejam ligados. Falando em gestos, o modo de deslizar o botão home para cima, está 100%. Para habilitar essa opção, basta ir em Sistema, Gestos e ativá-la. De modo geral, a ArrowOS 9.0 representa uma ótima opção para aparelhos mais antigos, e ainda confere uma ótima usabilidade no sistema, fazendo o essencial e deixando tudo mais leve. Vale muito a pena sua instalação. Caso você tenha interesse em instalar o sistema no Moto G5 (Cedric), siga os passos do vídeo tutorial presente no canal, link nos cards, porém usando o arquivo da ArrowOS v9.0 e o pacote dos Gapps ARM64 Android 9 nano. Links na descrição do vídeo. 




Link do vídeo "Como instalar Custom ROM no Moto G5 (Cedric)" -

https://youtu.be/4EYdifDugNk


Downloads:

- TWRP-3.3.1-0-treble - https://t.me/cedriclaboratory/367

- Arrow-v9.0-cedric-OFFICIAL-20190418 - https://bit.ly/2ODIncC

- Gapps - ARM64 Android 9 nano - https://bit.ly/2LB4rD0


Fonte:

- Site oficial do projeto ArrowOS - https://bit.ly/2RjbC5s

- Site de downloads da ArrowOS para o Moto G5 cedric - https://bit.ly/3s9CHVB

- Site de downloads da ArrowOS para vários dispositivos - https://bit.ly/3dVba59

- Site de downloads do TWRP para o Moto G5 cedric - https://dl.twrp.me/cedric/



Nenhum comentário:

Postar um comentário