quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Android 11 simplificado - crDroid 7.3 Official - Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Tela inicial @ crDroid 7.3

Gaveta de apps @ crDroid 7.3


     Você utiliza o Android 11 no seu aparelho? Gostaria de uma custom ROM mais simples, atualizada, com suporte oficial e alguns recursos de personalização integrados ao sistema? Hoje vamos analisar a ROM crDroid na versão 7.3 no Zenfone Max Pro M2 (X01BD). Sua base de desenvolvimento é a famosa LineageOS, logo o sistema se mostra muito equilibrado em fluidez e desempenho.

Configurações rápidas @ crDroid 7.3

Efeito blur @ crDroid 7.3

Configurações crDroid @ crDroid 7.3


   A tela inicial segue o padrão do Android AOSP, embora tenha alguns recursos adicionais no launcher. O primeiro deles é o submenu ícones, onde podemos mudar os pacotes de ícones para personalizar a interface do lançador. Esses pacotes podem ser baixados diretamente na Play Store. Indo para o submenu tela inicial, é possível exibir um widget de resumo, onde aparecem informações de data, clima e dados de música, quando está em reprodução, além de mensagens aleatórias. Outro recurso muito útil é o duplo toque na tela inicial para bloquear a tela. Também temos a presença do feed do Google, que é ativado quando o pacote de aplicativos da empresa é instalado junto com a ROM crDroid. O sistema conta com poucos apps nativos, como por exemplo, o AudioFX, a câmera, a galeria, o app de música, e o navegador da LineageOS. A interface do sistema é bastante simples, com adição de alguns toggles na barra de configurações rápidas, como por exemplo o atalho de clima e de gravação de tela. Uma função muito legal do Android 11 está presente na crDroid, que é o ajuste de “permitir desfoque”, também conhecido como efeito blur, que pode ser desabilitado caso o usuário deseje.  

Ajustes da tela de bloqueio @ crDroid 7.3

Estilos da barra de navegação @ crDroid 7.3

Diversos @ crDroid 7.3


   Voltando para as configurações, vemos a suíte específica que permite ajustar as personalizações no sistema, que é conhecida como Configurações crDroid. Lá temos várias opções interessantes, como por exemplo, a aba tela de bloqueio, incluindo a definição de clima, onde são exibidos o ícone de clima e os dados da temperatura da sua cidade; e também o filtro de arte da capa de mídia, que pode ser exibida em escala de cinza, com detalhe em tinta ou desfocada. Em outra aba, interface do usuário, temos o estilo da barra de navegação, onde podemos personalizar o esquema de três botões, que pode ser ajustado no estilo ASUS, OnePlus, OneUI e Tecno Camon, além do padrão do Android. Ainda dentro da aba interface do usuário, temos também os ajustes de tela ambiente, que infelizmente apresenta inconsistência no uso. Em outra aba, chamada Diversos, temos o modo de jogo para otimizar a jogatina no sistema e também o gesto de deslizar três dedos na tela para fazer um printscreen.

Atualizador @ crDroid 7.3


   A crDroid conta com um atualizador onde podemos baixar novas versões via OTA, sem precisar fazer o processo manual. Conferindo em versão do Android, o sistema está atualizado, com patch de segurança de até 5 de fevereiro de 2021, rodando o Android 11 estável. Nos nossos testes, a ROM apresentou um erro no painel de volume no início, onde o gráfico de volume não era alterado visualmente, embora o seu nível mudasse. Isso aconteceu algumas vezes, mas depois foi normalizado sem nenhum ajuste. Como já vimos em outras custom ROMs, a transmissão de tela não funciona e o sistema não passa na SafetyNet, mas o último pode ser resolvido com o Magisk.

Versão do Android @ crDroid 7.3

Arte de capa da mídia @ crDroid 7.3



   Como citado no início da análise, a crDroid 7.3 é focada em desempenho e fluidez, onde temos um sistema com algumas funções interessantes, tudo isso com estabilidade herdada da LineageOS. Caso tenha interesse em instalar o sistema no seu Zenfone Max Pro M2, acesse o vídeo tutorial presente no canal para ter como base o processo de instalação de custom ROM no X01BD. Link nos cards e na descrição do vídeo. Atenção: os links dos arquivos estão presentes na descrição do vídeo, são eles a ROM crDroid e o zip do NikGapps core para ter acesso aos apps do Google.




Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- crDroidAndroid-11.0-20210209-X01BD-v7.3 - https://bit.ly/3s28Hv3

- NikGapps-core-arm64-11-20201231-signed - https://bit.ly/2MnJjk0


Fonte:

- XDA Developers - [ROM][11][OFFICIAL] crDroid v7.3[X01BD] - https://bit.ly/3qHnMlL

- Tecnoblog - Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização - https://bit.ly/3ozZ4C4

- Site oficial do projeto crDroid - Downloads para o X01BD - https://bit.ly/3u6O2Yy

Nenhum comentário:

Postar um comentário