segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Agora é oficial! LineageOS 17.1 Moto G5 (Cedric) (Android 10)

Trebuchet @ LineageOS 17.1


Moto Camera @ Moto G5 cedric


     Na semana passada foi divulgado que mais aparelhos serão adicionados à lista de dispositivos suportados oficialmente pela LineageOS, incluindo alguns modelos mais antigos, dentre eles o Moto G5 (cedric). Agora é possível rodar o Android 10 estável no aparelho de 2017 da Motorola. No vídeo de hoje, vamos analisar a ROM LineageOS na sua versão 17.1.

Estilos @ LineageOS 17.1

Tela de bloqueio @ LineageOS 17.1

Exibição da tela de bloqueio @ LineageOS 17.1

 

   O sistema já é muito conhecido entre a comunidade, e logo de cara já temos a famosa animação de boot do projeto. Após sua instalação, o sistema, que é criptografado, logo se inicia, mostrando a home screen tradicional, chamada de Trebuchet. Sua característica mais marcante é a possibilidade de ocultar ou proteger os apps com senha. Dando uma olhada na barra de configurações rápidas, vemos alguns atalhos interessantes, como por exemplo o botão de transmitir tela, que funciona perfeitamente. Conferindo os apps nativos, vemos o pacote da LineageOS, que inclui o AudioFX, a galeria, o gravador, o app de música e o navegador. Estranhamente não é exibido o app de câmera padrão da Lineage, embora ele esteja presente no sistema, mesmo que de forma oculta, sendo exibido ao acionar o gesto de abrir a câmera. Como alternativa, baixamos o Moto Camera, que é o aplicativo padrão da Motorola, que felizmente está disponível na Play Store. A câmera da Motorola está muito funcional, diga-se de passagem.

Gestos do modo tela ambiente @ LineageOS 17.1

Botões @ LineageOS 17.1

Navegação por gestos @ LineageOS 17.1


   Fizemos o teste da SafetyNet, mas infelizmente nesta ROM ela não passou, além do fato de que a Play Store não está certificada. Essas questões são resolvidas com root, caso seja da vontade do usuário. Agora vamos explorar as configurações. Dentro dos ajustes de tela, vemos o recurso de tema escuro com a opção preto puro, onde temos um modo dark intenso. Em outro submenu, está presente o estilo, onde podemos configurar os aspectos visuais, como fonte, formato de ícones e cores, além da opção de estilo de relógio na tela de bloqueio, inclusive nesta opção temos o tipo de relógio da Lineage, que é bem legal. Outro ajuste interessante é o fundo translúcido para notificações, efeito que deixa o sistema mais elegante. Os gestos do modo tela ambiente também marcam presença por aqui, algo que é muito útil hoje em dia, já que não é necessário ligar a tela para ver informações básicas de horário e notificações.

Moto Gestures @ Moto G5 cedric


   Os ajustes de sistema também são aplicados na ROM. Em botões, temos a opção de usar a barra de navegação virtual ou o sistema de gestos no sensor biométrico. Caso seja de seu interesse navegar com o sensor de digitais, é só desmarcar a opção de ativar barra de navegação na tela e pronto, você começa a utilizar a navegação em um toque da Motorola! A Lineage também adicionou o modo canhoto para exibir o painel de volume à esquerda da tela, caso seja necessário. Navegando no submenu de barra de status, podemos exibir o monitor de tráfego na rede diretamente na parte superior da tela. Um ajuste tradicional que também está aqui é a posição do relógio e estilo de bateria, incluindo sua porcentagem. O controle de brilho na barra de status também pode ser ajustado nessa ROM.

Atualizador @ LineageOS 17.1


   Caso a barra de navegação esteja ativada, podemos ocultar o seu indicador, para mostrar mais o conteúdo da tela sem perder a função de gestos do Android 10, o que é muito interessante! Falando em gestos, a LineageOS 17.1 mantém a suíte Moto Gestures, onde podemos ativar a lanterna e abrir a câmera ao sacudir o celular. O sistema ainda possui um atualizador nativo, onde podemos buscar novas builds e aplicá-las diretamente desta opção, o que facilita muito o processo. O sistema já vem criptografado, o que garante mais proteção aos dados do usuário no menu de recuperação. A ROM é do dia 28 de janeiro de 2021 e conta com o patch de segurança de até 5 de janeiro. Para usar os aplicativos e serviços do Google, é preciso instalar o pacote Gapps ARM64 Android 10 nano. Links do pacote Gapps e do arquivo da ROM na descrição do vídeo. Mesmo sendo a primeira versão, a ROM se apresenta muito estável, mas ainda precisa de alguns ajustes, como por exemplo a câmera nativa que não aparece na lista de aplicativos da grade. Com o tempo, devemos ter esse e outros erros corrigidos. Nossa conclusão é que o sistema pode ser utilizado normalmente no veterano aparelho da Motorola.    

Versão do Android @ LineageOS 17.1


EasterEgg @ LineageOS 17.1



Downloads:

- lineage-17.1-20210128-nightly-cedric-signed - https://bit.ly/2YwNFbr

- Gapps - ARM64 Android 10 nano - https://bit.ly/2LB4rD0


Fonte:

- Tudo Celular - LineageOS 17.1 inclui Moto G5, G5s e E5 Plus enquanto exclui Redmi Note 7, Galaxy S9 e Note 9 - https://bit.ly/3tg2kFW

- Site de downloads da LineageOS para o Moto G5 cedric - https://bit.ly/3thpV9d


Nenhum comentário:

Postar um comentário