domingo, 27 de dezembro de 2020

Pixel Experience 11 Beta - Android 11 Zenfone Max Pro M2 X01BD

Tela inicial @ Pixel Experience 11 Beta


     A custom ROM Pixel Experience já é uma velha conhecida na comunidade de desenvolvimento Android. Seu foco é na estabilidade do sistema, contendo ajustes de personalização no estilo Google Pixel, permitindo assim uma experiência refinada para diversos aparelhos. Hoje vamos conferir o sistema baseado no Android 11, contando com suporte oficial para o Zenfone Max Pro M2 X01BD. 

Versão do Android @ Pixel Experience 11 Beta

Easter Egg @ Pixel Experience 11 Beta


   Ao ligar o sistema, vemos a animação de boot da linha Pixel, que varia de claro ou escuro, dependendo do estilo de tema aplicado no sistema. A versão do Android 11 já inclui o patch de segurança de até 5 de dezembro de 2020, o mais atual até então. A ROM está em Beta, porém se apresenta muito estável. O suporte é oficial e conta com busca de atualizações diretamente do submenu Atualizações do sistema. Mesmo não tendo apelo para personalização, temos algumas funções interessantes. Em Tela, podemos programar o modo escuro manualmente ou ativando com programação definida pelo usuário, assim como o modo noturno, que é responsável por ativar um filtro no sistema, definindo um tom amarelado na tela com ajuste manual de intensidade, muito útil em ambientes escuros. Temos também a função de duplo toque para ativar a tela bloqueada, porém não temos a presença do mesmo recurso para bloqueio da mesma, infelizmente. Voltando para a personalização, o ajuste de estilo ganhou mais seções. Agora é possível pré-visualizar o papel de parede na tela de bloqueio, além da adição de novos planos de fundos animados e estáticos. Falando nisso, alguns planos de fundos têm opções de cores pré-definidas, além do recurso de zoom manual para aplicar o papel de parede em alguns casos. 

Legenda instantânea @ Pixel Experience 11 Beta

Menu recentes @ Pixel Experience 11 Beta

Quick Toggles @ Pixel Experience 11 Beta


   Ao analisar o sistema, reparamos que a transmissão de tela não funcionou. O recurso de gravação de tela está operando normalmente, com opção de gravar o áudio interno e também o áudio do microfone. Dentro das configurações da tela inicial, vemos o novo item chamado Sugestões, onde os atalhos de apps presentes na gaveta do lançador aparecem conforme eles são utilizados com frequência, com possibilidade de fixação dos mesmos ou bloqueio. Essa função pode ser desativada pelo usuário, caso não goste. O app de câmera que vem instalado na ROM é bem básico e ainda apresenta algumas instabilidades, mas é usável. Como o sistema da Pixel Experience é baseado nos aparelhos da Google, a ROM tem o recurso de legenda instantânea embutido. Ao abrir o menu de recentes, vemos dois botões advindos do Android 11, são eles: capturar tela, onde somente a área do app centralizado é printada e o botão de selecionar textos no app em questão, o que torna o sistema muito inteligente e com ótima usabilidade. Outro recurso novo do Android 11 é a nova área de controle de mídia na barra de ajustes rápidos. 

Novo menu de energia @ @ Pixel Experience 11 Beta

Permissão @ Pixel Experience 11 Beta


   O novo Android ainda apresenta novidades, como o histórico de notificações, que monitora diariamente todas as notificações recebidas no sistema. Esse recurso pode ser desativado pelo usuário, caso não haja interesse. Uma nova definição de permissão também é um destaque na décima primeira versão do Android, onde podemos definir o acesso a um determinado recurso somente durante o uso do app, como por exemplo a possibilidade de tirar fotos somente quando o app de câmera está sendo executado em primeiro plano. Como de praxe, a Pixel Experience roda muito bem o Android. A leveza e a estabilidade do sistema fazem da ROM uma ótima escolha para uso diário para quem não tem como prioridade a personalização total do sistema. Caso tenha interesse em instalar o sistema no seu Zenfone Max Pro M2, acesse o vídeo tutorial presente no canal para ter como base o processo de instalação de custom ROM no X01BD. Link nos cards e na descrição do vídeo. Atenção: o link do arquivo da Pixel Experience está presente na descrição do vídeo, porém não é necessário instalar o zip dos Gapps, pois os apps do Google já fazem parte do sistema da custom ROM.


Sugestões @ Pixel Experience 11 Beta

Planos de fundo @ Pixel Experience 11 Beta

Notificações @ Pixel Experience 11 Beta




Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- PixelExperience_X01BD-11.0-20201224-1040-BETA-OFFICIAL - https://bit.ly/3ptHMqC


Fonte:

- Tudo Celular - Android 11 é lançado para celulares Google, OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme; veja mais - https://bit.ly/3qCvVrO

- Tecnoblog - Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização - https://bit.ly/3ozZ4C4

- Site oficial do projeto Pixel Experience - Downloads para o X01BD - https://bit.ly/3nTbS6D


Nenhum comentário:

Postar um comentário