terça-feira, 15 de dezembro de 2020

LineageOS 16 Official Android 9 Pie Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Easter Egg @ LineageOS 16


     O Android 11 já é uma realidade no universo de custom ROMs neste ano de 2020, mas ainda existe uma parcela de usuários que prefere usar versões do sistema da Google um pouco mais antigas. Pensando nisso, elaboramos um vídeo sobre a LineageOS 16, rodando o Android 9 Pie. Por mais que a versão 9 tenha sido lançada em 2018, a ROM está atualizada com patch de novembro de 2020.   

Configuração inicial @ LineageOS 16

Launcher Trebuchet @ LineageOS 16

Quick toggles @ LineageOS 16


   Ao ligar o sistema, vemos a emblemática boot animation com a logo do projeto. Ao completar a configuração inicial, vemos a launcher Trebuchet. Acessando as configurações da tela inicial, temos disponíveis algumas opções, como por exemplo  a de permitir rotação da tela inicial, a definição de senha para proteger ou ocultar apps e a alteração de formato de ícones do lançador, que pode ser definida como círculo, quadrado, quadrado arredondado e lágrima. Diferente da sua versão mais recente, a qual já elaboramos um vídeo no canal, a LineageOS de código 17.1, rodando o Android 10, a LineageOS 16 não permite alteração de formato de ícones no sistema inteiro. Essa modificação fica restrita somente à launcher. Mexendo uns instantes no sistema, notamos um bug aleatório. Simplesmente a barra de navegação ficou incompleta, mostrando apenas o botão voltar, ocultando assim os botões de início e de recentes. Felizmente, a barra voltou ao normal após reiniciar o dispositivo. Voltando para o sistema, ele vem acompanhado de poucos apps nativos, como o importante equalizador, chamado AudioFX, a câmera, a galeria, o app de música e navegador, todos eles padrão da LineageOS. Conferindo a câmera, notamos que ela está muito funcional, porém somente uma observação: o modo retrato não obteve resultados expressivos. Passando para as configurações do sistema, temos a inclusão do Bem-estar digital, quando instalado o pacote dos Gapps junto do sistema. Se tratando de customizações, a ROM não apresenta muitos atrativos, além dos tradicionais ajustes de botões. Dentro de botões e layout, temos um ajuste interessante para quem prefere usar os botões de navegação (recentes e voltar) de forma invertida. Outra alteração muito útil é a possibilidade de mostrar o painel de volume à esquerda. Além disso, temos também em Barra de status a alteração do estilo de bateria e a exibição da sua porcentagem. E para finalizar a etapa de personalização, temos os ajustes no submenu de Tela, onde podemos modificar o estilo do sistema para tema claro e escuro, além da escolha da cor de destaque, tudo isso de forma manual ou automática, baseada no horário ou no papel de parede definido.

Estilo @ LineageOS 16

Barra de navegação @ LineageOS 16

Botões @ LineageOS 16

Deslizar o botão home para cima @ LineageOS 16


   A LineageOS 16 para o Zenfone Max Pro M2 X01BD é mantida oficialmente pelo projeto oficial e conta com atualizações frequentes. A build em questão é do dia 7 de dezembro de 2020 e conta com patch de segurança de até 5 de novembro do mesmo ano e permite atualizações via OTA, via Atualizador, que fica presente no submenu Sistema. Finalizando a análise, concluímos que a LineageOS rodando o Android Pie ainda representa uma ótima opção para quem utiliza Custom ROM e principalmente para quem busca estabilidade e boa duração de bateria. Se você tiver interesse em instalar o sistema no seu Zenfone Max Pro M2, veja o passo a passo para a instalação genérica, porém usando o arquivo da LineageOS 16 oficial e os gapps ARM64 Android 9.0 nano, todos os links para downloads na descrição do vídeo e o link do vídeo tutorial está nos cards e também na descrição.

Sobre o dispositivo @ LineageOS 16

Atualizador @ LineageOS 16




Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  -

https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- lineage-16.0-20201207-nightly-X01BD-signed - https://bit.ly/2WfbpzB

- Gapps - ARM64 Android 9 nano - https://bit.ly/2LB4rD0


Fonte:

- Blog da LineageOS - Welcome to LineageOS’ regularly irregular review, where

we go over recent changes - https://bit.ly/2KqmuLC

- Site de downloads da LineageOS para o X01BD - https://bit.ly/34agzBq




Nenhum comentário:

Postar um comentário