sexta-feira, 13 de novembro de 2020

MIUI 12 no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

MIUI 12 @ Zenfone Max Pro M2 X01BD


  Você já imaginou usar uma ROM de um aparelho pertencente à outra empresa no seu Zenfone Max Pro M2? Hoje vamos analisar a ROM da chinesa Xiaomi, a tão aguardada MIUI 12, rodando o Android 10 estável. Essa ROM na verdade é um port feito da MIUI 12 EU do Zenfone Max Pro M1, passando a ser compatível no Max Pro M2 pelo desenvolvedor chamado Hi-LinX e outros do canal do Telegram de Ports para o X01BD, link do grupo na descrição.

Central de Controle @ MIUI 12

Sobre o telefone @ MIUI 12


   De primeira, vemos a launcher da ROM, que pode ser personalizada, tornando assim o estilo mais particular de cada usuário. Acessando as opções do lançador, encontramos a função de duplo toque para bloquear a tela e o ajuste de desfoque de pré-visualização de apps, conferindo mais privacidade quando os apps recentes estão sendo exibidos na tela de multitarefa. Um outro ajuste bacana é o estilo de tela inicial, onde é possível escolher entre o modo clássico (bem no estilo iOS) e o modo com gaveta de apps, que é o tradicional do Android. Ainda nesta opção, temos o nível do fundo da gaveta, onde o usuário define o esquema de cores que será exibido e a porcentagem de transparência que mostra o papel de parede, numa escala de 0 a 100, opção liberada caso a tela inicial seja escolhida como estilo da gaveta de apps. Um dos destaques da MIUI também está funcionando perfeitamente nesse port, que é a loja de temas, permitindo assim a instalação de diversos estilos que enfeitam o sistema desde a tela de bloqueio até alguns apps nativos. Para ter acesso à loja, é necessário logar com a conta Mi. Falando na tela de bloqueio, ela apresenta alguns atalhos, como por exemplo a lanterna e a câmera.

Recentes @ MIUI 12

Ajuste da Central de Controle @ MIUI 12


   Ao acessar o menu configurar, dentro da opção Meu dispositivo, temos as informações do sistema. A versão da MIUI 12 é a 20.10.15 e já conta com o patch de segurança do dia 1º de outubro de 2020. A ROM conta com a Play Store certificada, inclusive ela passa no teste da SafetyNet, podendo instalar apps que utilizam tal API, como por exemplo, a Netflix e os apps de banco. Nos nossos testes com a MIUI, notamos um erro primário, porém não passa despercebido. A função de transmitir tela não apresentou efetividade. A tela espelhada na TV ou PC fica esverdeada e cortada, impedindo a transmissão do conteúdo. Outro erro fica por conta da função de duplo toque para ligar a tela, que mesmo ativada não ocorre, além da tela ambiente que também não apresentou resultados. Um recurso muito bem vindo nessa ROM é modo escuro 2.0, que força os apps que ainda não foram adaptados para essa configuração, como por exemplo, o Facebook. Ainda temos a opção de aplicar o modo escuro individualmente em cada app, caso prefira assim. Outra peculiaridade é que no app do YouTube podemos escolher a resolução 2160p ou 4K para consumir vídeos em altíssima resolução. Outra personalização excelente da ROM é a alteração de fontes do sistema, que podem ser baixadas na loja da MIUI. Um recurso visual que marcou a MIUI na sua versão 12 foi a nova Central de Controle, que incorpora o estilo do iOS nas configurações rápidas, como por exemplo, ligar a rede Wireless e o Bluetooth através de atalhos mais acessíveis. No ajuste de barra de status, temos a já conhecida opção de indicador de bateria e também o ajuste do entalhe, que pode ser definido como exibir ou ocultar, além da escolha individual para cada app.

Modo tela cheia @ MIUI 12

Modo para uma mão @ MIUI 12


   Dentro das configurações adicionais, temos a opção de tela cheia, onde é possível escolher entre dois modos: os tradicionais botões de navegação e os gestos em tela cheia. Este último inclusive pode ser oculto para mostrar o conteúdo dos apps com mais espaço, além da opção de deslizar nas bordas para abrir o Google Assistente. Voltando para as configurações adicionais, vemos a opção de atalho para os gestos, onde podemos ligar a lanterna ao pressionar duas vezes o botão power e capturar a tela com três dedos na tela, por exemplo. Outro detalhe dessa ROM é o acesso rápido no estilo iOS, onde uma barra flutuante carrega os botões virtuais de início, menu, bloquear tela, captura de tela e de voltar. Uma função muito útil, mas que não é encontrada facilmente nas custom ROMs do Android 10 felizmente está presente na MIUI 12. Se trata do modo para uma mão, que facilita bastante o uso rápido em telas grandes. No Android 9 essa função marcava presença em várias ROMs, mas por algum motivo desconhecido, foi removida no desenvolvimento das custom ROMs do Android Q. O Game Turbo e a Janela Flutuante, recursos famosos da ROM chinesa, estão presentes no sistema, porém a última apresentou travamentos em algumas situações. Dando uma olhada na câmera, notamos que o modo retrato não funcionou corretamente e o modo câmera lenta apresenta erros, porém os efeitos da MIUI estão 100% funcionais.

Janelas flutuantes @ MIUI 12

Game Turbo @ MIUI 12


   No uso da ROM, percebemos que a bateria tem um consumo um pouco elevado, o que é natural, visto que se trata de um sistema recheado de funções e animações. Em nossos testes de bateria, o aparelho chegou a 19% de carga com 6 horas e 20 minutos de uso e 11 horas e meia em espera, o que está dentro da média. De modo geral, consideramos a MIUI 12 um bom sistema para o Zenfone Max Pro M2, embora alguns detalhes atrapalhem no uso, a experiência é muito boa. Vale muito a pena testar. Se tiver interesse em instalar a ROM, siga os passos do vídeo que serve como guia universal para instalação no aparelho da ASUS, ele está linkado nos cards e na descrição do vídeo. Lembrando que somente é necessário instalar o arquivo da ROM, já que ela tem os apps e serviços da Google embutidos no zip. 

   

Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY



Downloads:

- Port X01BD GSI Based and Direct Ports Project - MIUI 12.2 EU 20.10.15_Q_25102020_X01BD - https://bit.ly/3lrDvmd


Fonte:

- Canal no Telegram - X01BD GSI Based and Direct Ports Project - https://t.me/RyuuPorts

- Página de downloads do X01BD GSI Based and Direct Ports Project - https://www.pling.com/p/1426191/


Nenhum comentário:

Postar um comentário