domingo, 25 de outubro de 2020

Havoc OS v3.9 Official Android 10 Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Havoc OS v3.9 @ Zenfone Max Pro M2 (X01BD)


 Considerada uma das mais completas ROMs customizadas do Android, a Havoc OS chega na sua versão 3.9, rodando o Android 10 com muita fluidez e estabilidade. Neste vídeo o aparelho contemplado pela ROM é o Zenfone Max Pro M2 (X01BD), porém ela tem compatibilidade com diversos dispositivos. Confira se existe uma build para o seu modelo no site oficial de downloads do projeto. Link na descrição do vídeo. 

Quick Toggles @ Havoc OS v3.9

Configurar @ Havoc OS v3.9


   De início, podemos notar uma função nova no Max Pro M2, que é a famigerada Tela Ambiente, que pode ser ativada com auxílio de gestos de aproximação, recurso muito difundido em custom ROMs. É interessante perceber que na stock ROM disponibilizada pela ASUS, a função era bastante limitada, pois ela só era ativada ao receber notificações, tornando assim o uso na custom ROM mais eficaz, pois nela podemos definir mais gatilhos para seu funcionamento. Uma coisa muito positiva nesta ROM é que ela passou no teste da SafetyNet, isso significa que podemos instalar apps que utilizam a API do Google para funcionarem sem nenhum impedimento, até mesmo em custom ROMs, como por exemplo, o app da Netflix e também os apps de banco, que rodaram perfeitamente nos testes que fizemos. Conferindo a interface do sistema, vemos a funcional e leve Shady Launcher na versão 10, que detém de gestos, tais como duplo toque na home screen para bloquear a tela e deslizar para baixo para expandir a barra de notificações, além de contar com o feed do Google na parte inferior da área de trabalho. Na gaveta de aplicativos, vemos um design bastante familiar, contando com um background baseado no tema aplicado no momento (light ou dark). A ROM vem com o app Camera Go por padrão. Ela tem recursos básicos, porém funcionais, como modo retrato, vídeo e modo traduzir, que faz a conversão de textos captados pela câmera e até pesquisas no Google baseado na imagem. Essa função de modo traduzir depende de conexão com a internet. Essa versão da Havoc incorpora alguns recursos da Pixel Experience, como o aplicativo de Gravador do Google e recurso de legendas, funções advindas do Google Pixel. Outro app nativo do sistema é o player de música Retro Music. Voltando para a home screen, vemos os famosos quick toggles, com destaque para o atalho de gravação de tela, modo noturno, tema escuro, ativar ou desativar barra de navegação, botão de reiniciar, compartilhamento por proximidade e ZenParts. Esse último representa uma suíte de controle exclusivo do Max Pro M2, contendo ajustes diversos de sensores, níveis de áudio e mais. No menu Configurar, em Versão do Android, vemos as informações do sistema, que está com patch de segurança de 5 de setembro de 2020, com data de compilação do dia 28 do mesmo mês, rodando a versão QQ3A do Android 10, o que torna o sistema muito fluido e atualizado.

ZenParts @ Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Central de Configuração @ Havoc OS v3.9


   Agora é hora de verificar as possibilidades de personalização da Havoc OS, dentro do menu Central de Configuração. Em barra de status, a opção de exibir uma logo personalizada está presente, além da escolha do ícone de bateria. Em configurações rápidas temos a estimativa de bateria, onde mostra quanto tempo resta de uso do aparelho até a próxima carga de bateria, além de configurações de estilo como por exemplo, a opacidade do plano de fundo, o efeito desfoque, a imagem de cabeçalho e a opção de efeito tinta nos quick toggles. Em tela ambiente, podemos configurar a exibição do nível de bateria, além dos gatilhos baseados nos gestos de aproximação mencionados no início da análise. Em botões e navegação, temos o acionamento de função pré-definida ao realizar o gesto de deslizar e segurar das pontas, como por exemplo, fazer uma captura de tela. Em notificações, temos os ajustes de iluminação de borda na tela ambiente, função já vista na EvolutionX, ROM que já passou pelo canal, link do vídeo nos cards. Já em tela, temos um ajuste específico para aparelhos com entalhe na tela, o popular notch. Dá pra esconder a área cortada, para quem não gosta muito do entalhe e também é possível definir quais apps vão ter a tela preenchida, como por exemplo o jogo Block Puzzle, que antes ignorava o espaço do corte, mas passou a exibir a tela cheia após o ajuste no submenu aplicativos em tela cheia.

Botões e Navegação @ Havoc OS v3.9

Tela @ Havoc OS v3.9


   O desempenho de jogos nessa ROM está muito satisfatório. Rodamos o GTA San Andreas na qualidade máxima com muita tranquilidade. Para finalizar a análise, a Havoc OS v3.9 está muito otimizada, trazendo menu recheado de configurações e personalizações que a colocam no hall dos sistemas mais estáveis do Android 10 no segmento de custom ROMs da atualidade. Estamos caminhando para o desenvolvimento em massa de ROMs baseadas no Android 11, mas enquanto isso ainda é feito, recomendamos sistemas para uso diário ainda rodando o Android 10. Para fazer a instalação no seu Zenfone Max Pro M2 (X01BD), baixe o arquivo da Havoc OS com o pacote Gapps já incluso no zip, link disponível na descrição do vídeo. Observação: não é necessário a instalação dos Gapps de forma separada. Para fazer a instalação, confira o link do vídeo nos cards, onde ensinamos o procedimento genérico.





Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro M2 (X01BD)”  - https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- Source Forge - Projeto Havoc OS - Havoc-OS-v3.9-20200927-X01BD-Official-GApps - https://bit.ly/34pHCcq

- Source Forge - Projeto Havoc OS para diversos aparelhos - https://bit.ly/35BSNOF


Fonte:

- XDA Developers - [Android-10]-[AOSP-ROM]-[Official]-[20.05.2020]-Havoc-OS-v3.5[X01BD][ENFORCING] - https://bit.ly/2TpmmgI

Nenhum comentário:

Postar um comentário