segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Android 9 Pie no Moto G6 Plus - O que mudou na nova versão do aparelho

Moto G6 Plus

Após o anúncio de que o Moto G6 Plus estava recebendo a atualização para o Android 9 Pie, muitos usuários do aparelho ficaram ansiosos para a chegada do update, que está sendo liberado por lotes. Depois de uma longa espera, vamos conferir como ficou o dispositivo com o novo Android e destacar as mudanças mais importantes no modelo, em comparação ao sistema Android Oreo, que veio instalado de fábrica.
Atualização PPW29.116-16 @ Moto G6 Plus

Tamanho do update @ Moto G6 Plus

Instalação do Android 9 Pie @ Moto G6 Plus

  Antes de apresentar as novidades do Android Pie, vamos buscar a atualização via OTA, abrindo o menu Configurar, depois tocando em Sistema e por fim em Atualizações do sistema, onde aparecerá a tão aguardada tela de atualização. Os destaques da atualização com número da versão PPW29.116-16 são, o Android 9.0 Pie e o patch de segurança do Android até 1° de dezembro de 2018. Para fazer o download do update, é só tocar em "Baixar e instalar" e aguardar o mesmo ser concluído. Feito isso, o processo de instalação em segundo plano será iniciado, onde é preciso esperar a conclusão das 6 etapas necessárias para a instalação completa. Quando tudo acabar, é só tocar em "Reiniciar agora" e o aparelho irá reiniciar e não demora muito para exibir a animação de boot da Motorola, indicando que o sistema novo já está funcionando. Ao aparecer a tela de bloqueio, é sinal que o sistema novo já está pronto para uso.

Sobre o dispositivo - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus
Quick Toggles - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus
Menu Configurar - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus

  Conferindo em Sobre o dispositivo, vemos as informações do Android Pie. Em comparação ao Android Oreo, cujo número da versão era o OPWS27.113-89-5, vemos a diferença do design na seção do Android e principalmente no Easter Egg. Outras diferenças são observadas na barra de ações rápidas, onde no Android Pie os ícones são envolvidos por círculos e têm design renovado, inclusive nas cores que ficam mais acentuadas, em comparação ao antigo Android. A barra de notificações também sofreu mudanças de visual, ficando mais arredondada. Outro aspecto que mudou foi a posição e o visual da barra de volume, que ficou vertical e centralizada no canto direito da tela. A posição do relógio também foi alterada na barra de status. O redesign também chegou no menu de Configurar, com ícones coloridos e espaço mais bem aproveitado. Outra novidade fica em Bateria, que é a Bateria Adaptável, função que promete aumentar a duração da bateria usando inteligência artificial, limitando aplicativos que não estão sendo utilizados com frequência. Na parte de Tela, em Avançado, encontramos a bem-vinda opção de Tema do dispositivo, onde é possível escolher entre os esquemas claro e escuro, além do modo automático, de acordo com o papel de parede, modificando a interface da barra de ações rápidas e do menu de energia.

Ajustes de volume - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus
App Moto - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus
Tela de Bloqueio - Oreo vs Pie @ Moto G6 Plus

  O aplicativo Dolby Audio também foi fortemente alterado, apresentando agora uma versão simplificada, com a opção de Áudio Inteligente. O aplicativo Moto recebeu algumas novas opções: o editor de captura de tela, onde é possível cortar a imagem capturada, escrever sobre a mesma e até estender a captura, função que já tinha sido revelada no Android 8.1 Oreo para a linha G5; e também a opção de controles de mídia na tela desligada. Uma mudança que ficou muito bacana foi a alteração dos ícones da barra de navegação, que ficaram no estilo Google Pixel, exibindo animação no botão início, quando acessado. A multitarefa também ficou diferente, mostrando uma prévia completa da tela dos aplicativos abertos, o que inclui a nova tela dividida. Outro recurso interessante foi a adição da captura de tela no menu de energia, que aparece também ao pressionar e segurar o botão power.
Bateria Adaptável @ Moto G6 Plus
Estender Captura @ Moto G6 Plus
Multitarefa do Android 9 Pie @ Moto G6 Plus

  Além de tantas novidades, o sistema ficou mais leve e mais otimizado no Moto G6 Plus, o que confere melhor usabilidade no geral. Depois da instalação do Android Pie, podemos confirmar que a espera valeu muito a pena, já que a mudança foi muito positiva no aparelho da Motorola.  




Fonte:

Página oficial de suporte Motorola Brasil - https://bit.ly/2RTft8R

7 comentários:

  1. fiz a atualização e está dando problemas, o aparelho ao conectar o carregador fica a toda hora inicializando "sozinho", se desconecto, ok, é só conectar novamente e fica reinicializando... o que fazer ????

    ResponderExcluir
  2. É, aqui o display ficou mais escuro. Quase que perdeu brilho

    ResponderExcluir
  3. Não sei se e e o meu ou de vocês tbm faz isso depois que atualize ele fica caindo o wi-fi e o 4g tbm tem grande q da até raiva

    ResponderExcluir
  4. Não apareceu nem uma atualização no meu até agora o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu aparelho tem vínculo com alguma operadora?
      Abraços 👍

      Excluir
  5. Bom, então só no meu G6 Plus é que o Android 9 tá rodando redondinho que nem relógio suiço?
    Serei "exceção" ou há problemas c/ os G6 dos que comentaram acima, problemas que não dizem respeito à atualização?

    ResponderExcluir