segunda-feira, 29 de março de 2021

Ela voltou! Havoc-OS v4.3 Android 11 Zenfone Max Pro M2 (X01BD)

Versão do Android @ Havoc-OS v4.3


     Já estamos no outono de 2021 e o Android 11 já é uma realidade para muita gente. A comunidade tech já está desenvolvendo a todo vapor algumas custom ROMs baseadas na décima primeira versão do sistema do Google e hoje vamos analisar um projeto que já passou pelo canal em 2020, porém agora em sua nova versão. A ROM em questão é a Havoc-OS v4.3 oficial. 

Tela inicial @ Havoc-OS v4.3

Shady Launcher Havoc-OS v4.3

Estilo e planos de fundo @ Havoc-OS v4.3


   De início, vamos explorar as opções do app de lançador, o já conhecido Shady Launcher. Tocando e segurando em um espaço em branco na tela inicial, abrimos as configurações do launcher. Uma função muito interessante fica localizada em Gaveta de apps. A função Aplicativos ocultos cumpre basicamente o que seu próprio nome diz: é possível ocultar apps da gaveta, somente isso, mas não é tão eficiente como a função presente em outras ROMs, como por exemplo a função vista na LineageOS 17.1, que além de permitir que os aplicativos fiquem escondidos, também pode-se definir uma proteção por senha ou por meio do uso do sensor biométrico, o que de fato, se mostra mais completo. Ainda no submenu de gaveta de apps, vemos as sugestões de aplicativos, função herdada do Google Pixel. Agora indo para outra seção, em Ícones, podemos alterar o pacote de ícones que serão exibidos para os atalhos de aplicativos no lançador, o que permite maior liberdade para o usuário brincar com a interface conforme sua vontade. Outra função bastante útil é a de toque duplo na tela inicial para bloquear a tela. Esses ajustes tornam o sistema muito mais atrativo e conferem mais usabilidade em geral.  

FPS Info @ Havoc-OS v4.3

Camera Snap @ Havoc-OS v4.3

SafetyNet @ Havoc-OS v4.3


   Um ajuste muito famoso nas custom ROMs também marca presença por aqui! Se trata das definições de Estilos e planos de fundo. Como a Havoc-OS traz alguns recursos do Pixel, temos aqui os papéis de parede animados, além de vários outros pacotes famosos, como por exemplo, o pacote Seleção cultural, o pacote Mandaloriano e o pacote do Orgulho LGBTQ+. Conferindo a barra de configurações rápidas, vemos os atalhos tradicionais do sistema, com destaque para o atalho de FPS Info, que exibe quantos quadros por segundo estão sendo renderizados no momento, função que pode ser útil para medir a performance em jogos. Além desse atalho, temos também o modo em escala de cinzas, chamado de Reading Mode. Ao tocar no atalho de Transmitir tela, infelizmente não obtivemos sucesso. Ao conferir os poucos apps nativos, notamos que a ROM não conta com um tocador de música, mas você pode instalar qualquer um no sistema, e também há uma modificação no app de câmera, que no Android 10 era a Camera Go, que agora foi substituída pela Camera Snap, que é muito básica. Mesmo assim, é possível instalar qualquer câmera no sistema, incluindo uma GCam portada para o Zenfone Max Pro M2. Uma ótima notícia é que o sistema passa no teste da SafetyNet, o que te permite usar a Netflix e também apps de banco, sem problemas.

LED @ Havoc-OS v4.3

Central de Configuração @ Havoc-OS v4.3

Configurações rápidas @ Havoc-OS v4.3


   Agora vamos explorar as configurações do sistema. Como a ROM roda o Android 11, temos aqui algumas funções advindas da sua mais recente versão, como por exemplo, o histórico de notificações. Em bateria, temos um ajuste muito útil para o Zenfone Max Pro M2, que é o controle de LED de carregamento, onde podemos definir a cor da luz que mostra quando o aparelho está totalmente carregado e também a sua cor quando o mesmo estiver com pouca energia, escolhendo entre a cor vermelha e a verde. Já em tela, temos a definição de rotação completa da tela, inclusive de cabeça pra baixo, caso prefira assim. Outro recurso interessante é o de ativar a tela com duplo toque, o que preserva a vida útil do botão power.

Ambient Display @ Havoc-OS v4.3

Gestos @ Havoc-OS v4.3

Mídia @ Havoc-OS v4.3


   Como já apresentado anteriormente na versão do Android 10, temos a suíte de personalizações da Havoc-OS, porém com uma quantidade um pouco menor de funções. Em Configurações Rápidas, temos a função Tom das cores, que altera a interface dos atalhos da barra com efeito tinta, além da definição de número de linhas e colunas dos quick toggles. Ainda neste submenu, temos a presença do ícone de serviços em execução, o que mostra o uso em tempo real da memória RAM, além da estimativa da bateria, exibindo quanto tempo vai durar até a próxima carga. Vamos agora para outro submenu, o de Tela Ambiente. Lá temos a exibição do nível de bateria e de ícone de música, além dos gestos que ativam essa função que é bastante interessante, como por exemplo, ligar a tela ambiente ao passar a mão sobre o sensor de proximidade. No submenu Gestos, temos a tradicional navegação no sistema, onde podemos escolher o tamanho da barra ou até mesmo ocultá-la, porém mantendo sua função. Em menu liga/desliga, temos a adição do reinício avançado, para acessar diretamente o modo recovery ou bootloader. Também está presente a função de capturar a tela com gesto de deslizar para baixo três dedos simultaneamente. Já na aba Mídia, temos o visualizador de música na tela de bloqueio, além do nível de desfoque da capa do álbum em execução, o que torna a interface muito mais divertida!

EasterEgg @ Havoc-OS v4.3


   O sistema da Havoc-OS na versão 4.3 para o X01BD está rodando o patch de segurança com alterações até o dia 5 de março de 2021, o mais recente até então. O número da versão do Android 11 é o mais recente, o RQ2A. Nos nossos testes, concluímos que o projeto se resume em estabilidade e personalização, como já era de se esperar. O Android 11 agora já pode ser utilizado com tranquilidade e segurança! Para fazer a instalação no seu Zenfone Max Pro M2 (X01BD), baixe o arquivo da Havoc-OS com o pacote Gapps já incluso no zip, link disponível na descrição do vídeo. Observação: não é necessário a instalação dos Gapps de forma separada. Para fazer a instalação, confira o link do vídeo nos cards, onde ensinamos o procedimento genérico. 





Link do vídeo “Instalar custom ROM no Zenfone Max Pro

M2 (X01BD)”

- https://youtu.be/MN5EwGSUhKY

Downloads:

- Havoc-OS-v4.3-20210324-X01BD-Official-GApps -

https://bit.ly/3rqrYFS

Fonte:

- Tecnoblog - Android 11 chega à versão final; veja o que

muda na atualização

- https://bit.ly/3ozZ4C4

- Site oficial Havoc-OS - https://bit.ly/39nEP5k

- Site oficial do projeto Havoc-OS - Downloads

para o X01BD - https://bit.ly/3rwuxpR


Nenhum comentário:

Postar um comentário