domingo, 24 de maio de 2020

Android 10 no Lenovo Vibe K5 - AEX 7.2 Official

AEX 7.2 @ Lenovo Vibe K5
  
Mesmo após 4 anos de seu lançamento, o Lenovo Vibe K5 ainda hoje é suportado em algumas ROMs customizadas. Já abordamos no canal o aparelho rodando as versões do robô verde do Google desde o 5.1 até o 9.0, agora é a vez do Android 10 fazer sua aparição no modelo de 2016. A ROM testada no vídeo é a AOSP Extended, que chega na versão 7.2, contando com suporte oficial no site do projeto pelo desenvolvedor hsj51. Sua versão mais recente vem com o patch de segurança mais atual, referente ao mês de maio de 2020.



Android 10 @ Lenovo Vibe K5

Logo de cara é possível identificar algumas características do projeto AEX, que foca na estabilidade do sistema, adicionando algumas customizações sobre o AOSP. Dentre elas, há o botão de screenshot na barra de atalhos rápidos do Android, com a opção de fazer uma captura parcial da tela, além da função original, que faz a captura total do sistema. Também pode-se capturar uma área de tela longa, com rolagem para baixo, fazendo assim um registro mais detalhado de uma screenshot, sem a necessidade de fazer múltiplas capturas separadamente. Outro recurso presente na barra de atalhos rápidos é o botão de screenrecord, que aciona a gravação da tela em poucos toques, podendo ajustar a fonte de áudio desejada, mostrar ou não os toques na tela e um símbolo vermelho que pisca indicando que a gravação da tela está em processo. O projeto dispõe do recurso Always on display, que, quando habilitado exibe de forma permanente na tela bloqueada as informações de relógio, data e algumas notificações básicas do sistema. Dando uma conferida nas configurações da tela, vemos a função muito esperada do Android 10, o tema escuro, porém na AEX temos mais alguns temas personalizados, além do clássico tema claro (o tema black e o tema extended ui, este último com cores puxadas para o roxo). A função de cor acentuada também está aqui, embora ela já seja uma velha conhecida no universo das custom ROMS. A fonte do sistema pode ser alterada com facilidade, além do estilo de ícones, outra novidade do novo Android.



Quick Toggles @ AEX 7.2


Um atrativo da AOSP Extended é a suíte de personalizações chamada de Extensions,
onde estão abrigadas funções que alteram o comportamento e aparência do sistema, como
os ícones da barra de status, efeito blur, barra de navegação do Android, toque duplo para
ativar a tela bloqueada e também para a desativar. O botão de força também recebe
algumas funções interessantes, como por exemplo, o menu avançado de reiniciar, captura
da tela e lanterna. No momento em que estávamos testando esta opção, o aparelho
apresentou o primeiro bug: o sistema simplesmente foi reiniciado, mas não afetou em
nenhuma personalização anteriormente aplicada. Outro recurso bacana é a opção de
desabilitar os botões físicos, para ter somente os botões virtuais comandando o sistema. 


Suíte Extensions - AEX 7.2

A ROM AEX está de parabéns pela estabilidade e fluidez do sistema, mesmo rodando a
versão 10 do Android num aparelho já defasado. Além do reinício aleatório que observamos
durante o teste, outro comportamento estranho ocorreu: a função de transmitir tela não
apresentou efetividade. Mesmo com esses pontos, indicamos a AOSP Extended para uso
diário.


Home Screen - AEX 7.2

  Vamos ao processo de instalação:
  • Baixe o arquivo da ROM AEX 7.2 e os Gapps ARM64 Android 10 nano. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil.  
  • É necessário ter uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.3.1.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para cima (+) e o botão de volume para baixo (-) até o aparelho ligar na tela do TWRP.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data, Internal Storage e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados e os dados da memória interna. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Primeiramente, selecione o arquivo da ROM, depois toque em Add more zips e escolha também os Gapps, então deslize a chave para a direita e espere a instalação terminar. Esse processo pode demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar. 


Rom AEX 7.2 OFFICIAL - https://bit.ly/2X3bLL3





Fonte:

Forum XDA - [ROM][10.0] AospExtended ROM V7.2 A6020 [OFFICIAL][Stable] -
https://bit.ly/2LXmKPu


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário