sexta-feira, 26 de maio de 2017

ViperOS para Moto G2 3G com Android 7.1.2 - ROM brasileira para XT1068 / XT1069 - Maio de 2017

   Ultimamente as ROMs customizadas disponíveis para o Moto G2 estão em um nível de igualdade muito alto. É muito difícil achar um projeto que seja um pouco diferenciado, porém não é impossível. Hoje trazemos a análise da ROM ViperOS, cujo projeto é 100% brasileiro. O projeto em si é bastante jovem, a ROM desenvolvida para o Moto G2 está na sua primeira versão, porém já começa muito boa e estável.




  O menu de configurações da ROM tem uma novidade: a aba suporte (que foi herdada diretamente dos smartphones Nexus e Pixel), trazendo os botões de contato por e-mail e relatório, ainda não habilitados, e links de ajuda da comunidade oficial no Google+ e repositório no Github. A ROM é baseada na LineageOS 14.1, rodando o do Android 7.1.2, a última versão do Nougat, com nível de patch de segurança do dia 5 de maio de 2017. A ROM também contempla a nova aplicação de navegador advindo da Lineage, a Jelly. O sistema é acompanhado de acesso ROOT pelo gerenciador de superusuário Magisk, e seu aplicativo está exibido tanto na grade quanto no menu de configurações. A ViperOS conta com algumas personalizações, que podem ser acessadas rapidamente pela barra de ações rápidas, por via de um atalho, ou ainda no menu de configurações, pelas Adições Viper, menu Venom. Nesse quesito, a ROM é muito semelhante à AOSP Exended, com ajustes do indicador de bateria e porcentagem da mesma, incluindo alterar também o seu ícone na barra de ações rápidas, ajustes no indicador de relógio e data, modificações na tela de recentes, alterações da imagem de fundo das configurações rápidas, número de atalhos na mesma e definição de número de colunas e linhas a serem exibidas. Uma das características que mais se destacam no projeto é a possibilidade de alterar o esquema de cores de fundo, como se fosse um tema, onde pode ser escolhida a cor predominante branca ou preta, para alterar tal comportamento, é necessário em ir Configurar, Venom, aba sistema e em Recursos do tema, escolher a cor desejada. Outra adição interessante é a opção de animar o botão de início do sistema com o mesmo efeito visto na linha Pixel. É necessário ir em Configurar, Venom, aba navegação e em Barra de navegação habilitar a animação, quando a opção está ativa, um contorno envolve o botão circular que aciona a função home.

Pixel Launcher
  
Logo da ViperOS


  Em termos de bateria, a ROM conseguiu a marca de 2h42m de tela ligada restando ainda 50% de carga, com mais de 1 dia de uso. O uso da memória RAM está bastante equilibrado na ViperOS, com algo em torno de 300MB livre e 400MB reservados para gestão do sistema operacional. A aplicação padrão de lançador de aplicativos é a Pixel Launcher, a mesma presente na linha Pixel. A pontuação no medidor de performance AnTuTu marcou 23.706, o que é uma ótima colocação!

Pontos no AnTuTu

Autonomia da bateria

Uso da bateria com tela ligada


  Pontos altos da ViperOS:
  • Sistema bastante estável e com comunicação direta entre desenvolvedores e usuários
  • Opções de personalizações eficazes
  • Ótima gestão de bateria
  • Consumo de memória RAM equilibrado
  • Leve e fluida

  Pontos baixos da ViperOS:
  • Câmera ainda não tira fotos com HDR ligado no aplicativo padrão
  • Memória interna disponível só é atualizada ao reiniciar o dispositivo, quando é feita operação de exclusão ou alteração de arquivos e aplicativos
  • Alguns jogos não executaram ou rodaram com dificuldade

Sobre o telefone

Informações do sistema

 Acompanhe os passos para instalação da versão oficial da ViperOS:
  • Baixe o arquivo da ROM zipada e os Gapps ARM Android 7.1 nano. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. https://goo.gl/r3WhJB
  • É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.1.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Primeiramente, selecione o arquivo da ROM e então deslize a chave para a direita e espere a instalação terminar. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar. Depois de configurar o sistema, vá em Configurar, Sobre o dispositivo, toque várias vezes em Número da versão até ser exibida a mensagem informando que você já ativou as configurações de desenvolvedor. Agora volte para Configurar e abra as Opções do desenvolvedor, toque em Reinicialização avançada e pressione o botão power até aparecer o menu de opções, toque em Reiniciar e depois em Recuperação, para entrar novamente na tela do TWRP.
  • Quando a mesma for carregada, toque em Install e instale os Gapps. Ao finalizar sua instalação, toque em Reboot System.

  Essa ROM é indicada para aqueles que desejam ter um sistema fluido, mas com algumas opções de modificações. Vale bastante a pena sua instalação!

Fonte:

Link do post no Google+ - http://bit.ly/2rzXjek

Link da Comunidade oficial do projeto no Google+ - https://goo.gl/cV6yyf

2 comentários:

  1. Na minha deu o erro
    E: unknow command {log}
    E: Error executing uptader binary in zip '/sdcard1/Viper-titan-7.1.2.naja-v1 . 0-20170520.zip

    ResponderExcluir
  2. ZIP do Viper tá com problema, fala algo assim m5 no Found.fim no meu fica só na tela boothloder. Se forem arriscar façam backup

    ResponderExcluir