sábado, 5 de agosto de 2017

Vibe K5 com Android 7, vale a pena?

    O Lenovo Vibe K5 surgiu há pouco mais de um ano em território nacional. O público ficou bastante dividido em relação ao conjunto que o aparelho da companhia chinesa entregava, principalmente quando era observada a sua integração com o sistema Android de fábrica que o mesmo rodava. Durante o ano de 2017, o modelo recebeu a tão aguardada atualização de sistema, deixando para trás o saudoso Lollipop para encontrar a até então última versão oficialmente difundida do aparelho, o Android Marshmallow. No entanto, muitos dedicados desenvolvedores de sistemas customizados baseados no código fonte do Android, abraçaram a ideia de elevar mais uma vez a versão do sistema do robô verde da Google, resultando em ROMs alternativas sobre o código do Android 7 para o K5.

LineageOS 14.1 no K5 (Plus)


  O projeto em questão é a já querida ROM LineageOS 14.1, que roda a versão 7.1.2 do Android, o Nougat. Essa edição do Android é responsável por integrar funcionalidades interessantes ao sistema, como a habilidade de dividir o espaço entre dois aplicativos ao mesmo tempo, algo parecido com a experiência vista nos principais sistemas operacionais desktop, além da reformulada barra de ações rápidas, que possibilita a edição fácil dos atalhos pelo usuário, à seu gosto, também a nova interface do aplicativo de configurações e seus derivados. Junto dessas novidades do Android 7 padrão, ainda temos alguns refinamentos advindos da LineageOS, como por exemplo, a alteração da posição do relógio na barra de status, a escolha do ícone da bateria e informação de porcentagem, também como ajustes de comportamento dos botões físicos e gestos.
  
  Visualmente, a ROM trás a experiência do Android mais próximo do puro, porém contém adições essenciais que ajudam na interatividade com o usuário. Sua interface é bastante simplificada, mas não se enquadra no perfil de ROMs super-personalizáveis, pois seu foco é na estabilidade do sistema e não na capacidade de ser mutável. O grande destaque do sistema é sua leveza: já que não vem acompanhado de muitas aplicações, o armazenamento interno é poupado, usando por volta de 4GB da memória total de 16GB. O gerenciamento de RAM também está de parabéns por manter o uso dos aplicativos e funções em harmonia.

  O uso da bateria se mantém firme: em uma base de 1d10h, o aparelho teve tempo de tela ligada de quase 3h e ainda restavam 54% de carga, o que se mostra uma boa marca! Incrivelmente, alguns jogos que não se davam tão bem no K5 rodando a versão original do seu sistema de fábrica, rodaram com bastante agilidade na LineageOS, alguns exemplos são: The Amazing Spider-Man 2, GTA San Andreas e FIFA 16.

  Alguns erros foram observados em contrapartida: o aplicativo nativo de câmera tem atraso ao alternar entre o sensor frontal e traseiro, o modo HDR funciona, mas é muito lento e a barra de ações rápidas faz travar o sistema algumas vezes, quando acionada. Fizemos o teste no software que mede em números a performance do sistema, o AnTuTu Benchmark e sua pontuação foi de 40.678. Nossa avaliação foi que a ROM alcançou a nota 3,5 de 5.

  Seus pontos altos:
  • Fluidez na interface
  • Sistema Android é bem gerenciado
  • Performance aprimorada
  • Estabilidade e atualizações em dia

  Seus pontos baixos:
  • Aplicativo de câmera nativa tem que melhorar mais
  • Alguns erros podem ocorrer na execução do sistema

  Por fim, é interessante saber que a ROM está em estágio de desenvolvimento e tem muito o que melhorar, mas alguns erros podem ser contornados, como a instalação de outro aplicativo para uso da câmera, por exemplo. A versão testada por nós foi a referente ao dia 31 de julho de 2017.





Fonte:

Site oficial de downloads da LineageOS - http://bit.ly/2ucpAtK

Nenhum comentário:

Postar um comentário