domingo, 5 de março de 2017

Mais desempenho no Moto G2 com Android KitKat 4.4.4 - Análise da ROM CyanogenMod 11 no modelo

   Após o êxito do primeiro modelo, o Moto G2 foi lançado em 2014 pela Motorola, rodando de fábrica o sistema Android na versão 4.4 KitKat, e ao longo de sua trajetória, recebeu atualizações de sistemas até parar no Android 6.0 Marshmallow, oficialmente distribuído pela empresa no começo de 2016. Como o aparelho e suas versões ficaram populares, principalmente no Brasil e na Índia, muitos desenvolvedores ainda têm mantido o Moto G de segunda geração atualizado, inclusive com a versão mais recente lançada do Android 7.1.1 Nougat, com níveis de patch de segurança também recentes.


Tela de bloqueio do CM11
Trebuchet


  Embora muitos usuários avançados do Moto G2 gostem de experimentar versões novas do sistema da Google nos seus aparelhos, ainda há uma boa parcela que aprecia a versão de fábrica do sistema, o Android KitKat, algo que se justifica pelo design menos colorido do sistema, que se destaca por proporcionar a experiência e desempenho excelentes no veterano modelo da Motorola. Hoje vamos analisar a nostálgica ROM CyanogenMod 11 não oficial, com Android 4.4.4 KitKat, disponível para o Moto G2 3G.

Barra de ações rápidas CM11
  
CMTE - Motor de temas da CM11

  Os créditos vão para o LuK1337 e para o fórum XDA Developers. De início, temos a famigerada animação de boot do saudoso Cyanogen, e logo após temos a tela de bloqueio, que abriga alguns atalhos numa espécie de círculo, onde os mesmos podem ser facilmente substituídos nas suas configurações. Está presente um recurso bastante peculiar, lançado no Android 4.2 Jelly Bean, a possibilidade de ter widgets na tela de bloqueio, deslizando para a direita e tocando no botão mais (+). Na tela principal, temos o famoso Trebuchet como lançador de aplicativos, mas com aparência modificada, baseado no antigo layout do Google Now Launcher, incluindo fundo translúcido no menu de aplicativos. Em quantidade, não há muitos aplicativos embarcados no sistema da CM, além de utilitários do sistema, aplicações específicas, como o reprodutor de música Apollo, o ótimo Equalizador nativo da Cyanogen, o seu bem-vindo Gerenciador de Arquivos, Rádio FM, e a Play Store (instalada com os Gapps). Deslizando a barra de status para baixo, podemos ver a barra de notificações separada da barra de atalhos rápidos, característica que foi totalmente modificada a partir da versão pura do Android Lollipop. Conferindo em configurações, os ícones brancos ficam acentuados sobre o fundo escuro, estilo marcante nas versões 4.x do Android. A versão do Android é uma das mais atuais baseadas no sistema 4.4.4 KitKat, construída em 27 de junho de 2015, é possível também ver o Easter Egg escondido do CM em Versão CyanogenMod. A ROM já vem com ROOT, porém é necessário habilitar as Opções do desenvolvedor tocando várias vezes em Número da versão até a mensagem informando que foi liberada tal função ser exibida, depois basta ir em Acesso root e selecionar Aplicativos e ADB. A CM11 tem total compatibilidade com temas desenvolvidos para o motor da CyanogenMod, onde podem ser baixados diretamente na Play Store, e inclui categorias de personalização, como fontes, papéis de parede, ícones e mais. As alterações clássicas, como posicionamento de ícones na barra de status e estilo de relógio também fazem parte da ROM, assim como as importantes definições de Privacidade. Em termos de bateria, nos nossos testes, conseguimos 4 horas de tela ligada e ainda restavam 21% de carga, o que representa uma ótima autonomia. Assim como a ROM se destaca em bateria, o desempenho é algo que nos impressionou! O sistema é muito fluido no aparelho e nos testes com jogos pesados, o resultado foi muito satisfatório: no jogo FIFA 16, a resposta foi muito positiva e ágil; no título The Amazing Spider-Man 2, onde os detalhes gráficos exigem bastante do processador, a jogatina foi muito suave, sem engasgos, porém no GTA San Andreas, houve alguns momentos de instabilidades, mesmo com a configuração gráfica ajustada em nível mediano.


Sobre o telefone


Informações do sistema



Pontos Altos da CM11:


  • Ótimo desempenho
  • Autonomia excelente de bateria
  • Personalização com direito à temas
  • ROM muito funcional, mesmo sendo baseada em uma versão defasada do Android
  • Leve e rápida


Pontos Baixos da CM11:


  • Câmera não tira fotos com HDR ligado
  • Não é possível mudar resolução de alguns vídeos no YouTube


Autonomia da bateria - CM11


Consumo de bateria - Tela ativa



  Para quem procura uma ROM funcional e econômica ao mesmo tempo, mas não liga para versões mais recentes do Android, a ROM CyanogenMod 11 é a melhor opção disponível para o Moto G2.


 Acompanhe os passos para instalação da CM11:
  • Baixe o arquivo da ROM zipada e os Gapps ARM Android 4.4 nano. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/2017MotoG2CM
  • É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM e depois no botão Add more zips e escolha os Gapps, e então deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.


Fonte:


Fórum XDA Devlopers - CM11 Unofficial - http://bit.ly/2mWXJp5


CNET - Enable lock screen widgets in Android 4.4 KitKat - http://cnet.co/2mSaX7n


Nenhum comentário:

Postar um comentário