Após o fim da saudosa CyanogenMod, a LineageOS surgiu com a proposta já conhecida de levar versões mais recentes do sistema Android, incluindo o nível de patch de segurança distribuído mensalmente pela Google, à uma grande diversidade de aparelhos e marcas que usam o robô verde como sistema operacional. Se tratando de LineageOS, a versão mais conhecida entre a comunidade tech é a 14.1, que roda o Android 7.1.1 Nougat, porém existe também a versão 13, que carrega o Android 6.0.1 Marshmallow no sistema.
Configuração inicial da ROM |
Trebuchet Launcher - LineageOS 13 |
O Moto G2 teve acesso muito rápido ao Android Nougat com a CM14.1 ainda no final de 2016, mas logo ao ser abandonado o projeto, a LineageOS Nougat foi desenvolvida para o mesmo, de forma não oficial, porém não levou muito tempo até ser disponibilizada a versão suportada oficialmente pela equipe do projeto no começo de 2017. Um fato curioso é que alguns dispositivos tiveram suporte ao Android 6 com a LineageOS 13, inclusive de forma oficial, embora o Moto G2 não fosse enquadrado nesta lista. Felizmente no começo do mês de março de 2017, um desenvolvedor chamado Danilo-Sanchez postou no fórum XDA a ROM não oficial da LineageOS 13 feita para o Moto G de Segunda Geração, então tivemos a oportunidade de testar o sistema e elaborar a análise.
Quick Toggles + Notificações |
Pontuação do AnTuTu - LineageOS 13 |
De início, a versão 13 da Lineage parece muito com a CM13, inclusive os mesmos aplicativos vêm instalados na primeira. A diferença principal que a ROM apresenta é o fato de ser necessário instalar um zip da SuperSU via TWRP para habilitar o acesso ROOT, o que não era preciso na CM. Após a instalação, será visto o novo aplicativo do SuperSU na grade de aplicativos e o ROOT já é ativado na inicialização do sistema. Os ajustes de configurações são os mesmos, com destaque para a aba de Sons e de Tela, onde é possível também configurar a rotação da tela direcionada para todos os quatro ângulos disponíveis, como por exemplo rotacionar a tela ao virar o dispositivo em 180 graus, além de mudar a densidade de DPI do sistema inteiro, e afins. Uma função que até hoje não foi disponibilizada de forma nativa para o Nougat está presente nesta ROM, o motor de temas da CM, o que pode ser considerado um destaque para a sua versão, e ainda é possível baixar pela Play Store os temas compatíveis usando a palavra-chave CM13 themes na busca da loja. Além das modificações de temas, temos os tradicionais ajustes de botões e ajustes de privacidade. Em sobre o telefone, vemos a logo da LineageOS em Colaboradores, a versão do Android 6.0.1 Marshmallow, o nível de patch de segurança do dia 1 de janeiro de 2017 e a data de construção da ROM, que foi compilada no dia 7 de março. A barra de ações rápidas tem o estilo padrão do Android 6 vista previamente na CM13 e em outros projetos.
Nos nossos testes com jogos, os títulos FIFA 16 e GTA Liberty City Stories não conseguiram ser executados, mas o The Amazing Spider-Man 2 e GTA San Andreas rodaram com dificuldade. Já na autonomia de bateria, o sistema chegou a marca de 4h 26m de tela ligada com 2% de carga restante. No AnTuTu, o aparelho alcançou a pontuação de 23.358.
Sobre o telefone |
Informações do sistema - LineageOS 13 |
Pontos Altos da ROM:
- ROM com suporte ao motor de temas da CM
- Boa autonomia da bateria
- Mesmo estando na versão 6 do Android, a ROM tem nível de segurança de janeiro de 2017
- Muito funcional
Pontos Baixos:
- Câmera não tira fotos com HDR ligado
- Desempenho em jogos ficou abaixo do esperado
Esta ROM é indicada para quem sente falta de personalizar o sistema com o motor de temas da CM e gosta das adições do Android Marshmallow. Vale a pena a instalação!
Motor de temas da CM |
Tema instalado - Outray CM13 Theme - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kohlewrrk.outray
Autonomia de bateria |
Tempo de tela ligada |
Logomarca da LineageOS |
Acompanhe os passos para instalação da LineageOS 13:
- Baixe o arquivo da ROM zipada, os Gapps ARM Android 6.0 nano e o arquivo zip do SuperSU. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/LOS13MotoG2
- É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
- Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
- Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
- Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM e depois no botão Add more zips, escolha os Gapps, por fim, toque novamente em Add more zips e selecione o SuperSU e então deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
- Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.
Fonte:
Fórum XDA Devlopers - LineageOS 13 Unofficial - http://bit.ly/2mmSujx
Fórum XDA Devlopers - SuperSU Beta - http://bit.ly/2m3nJhY
Nenhum comentário:
Postar um comentário