sexta-feira, 17 de março de 2017

CM12.1 para Moto G2 - Análise da ROM com Android 5.1.1 Lollipop

Lançado em novembro de 2014, o Android Lollipop surpreendeu a comunidade tech por trazer vários aspectos visuais renovados ao sistema móvel da Google, dentre eles se destaca a linguagem de design baseada em cards, conhecida como Material Design, que integra também serviços web da empresa, além do Chrome OS. A base da interface de usuário que conhecemos hoje no Android veio a partir da versão 5, do Android Lollipop.

EasterEgg do CM12.1

Logo CM


  Mesmo após 2 anos de lançado, o Android Lollipop ainda está presente em 32,5% dos dispositivos que rodam o SO do robozinho verde, contra 31,3% do Android Marshmallow, e o sabor mais recente do Android, o Nougat representa somente 2,8% da fatia de distribuição do Android. Hoje vamos analisar a ROM com Android Lollipop 5.1.1, a CyanogenMod 12.1 não oficial, que foi desenvolvida pelo Danilo-Sanchez e postada no Fórum XDA. A sua interface é bastante conhecida, pois é baseada no projeto AOSP, porém conta com algumas modificações por parte da Cyanogen, como a adição do atalho para a aplicação AudioFX e modo de tela, estes presentes na barra de ações rápidas. A launcher também é modificada, mas já é uma velha conhecida, se trata da Trebuchet. No aplicativo AudioFX é possível modificar o equalizador do sistema de som, e inclui modos para serem personalizados pelo usuário. A aplicação de sintonizador de Rádio FM está instalada de fábrica nesta ROM. Em configurações, estão presentes os ajustes tradicionais do Android, porém por se tratar de uma custom ROM, temos alguns ajustes específicos, como o bem-vindo motor de temas da CM, que muda aspectos visuais de forma geral no sistema, as configurações de botão e a sessão de gestos, que assim como visto na ROM AOSP Extended, ativa o sensor de proximidade do aparelho ao aproximar as mãos na região superior, assim como a outra opção, que detecta quando o dispositivo é retirado do bolso e acende a tela em fundo preto com letras brancas, exibindo as notificações junto com informações de horário e data. Em sobre o telefone, é possível ver a versão do Android 5.1.1 Lollipop, assim como a versão do CyanogenMod e seu EasterEgg, também temos disponível o nível do patch de segurança do Android, que é referente ao dia 1 de novembro de 2016, algo que é compreensível, já que a versão Lollipop não recebe mais atualizações de segurança desde julho de 2016. A build da ROM foi construída no dia 5 de janeiro de 2017 e conta com acesso ROOT pré-habilitado, mas para o mesmo ser ativado, é necessário tocar várias vezes em Número da Versão e depois que a mensagem confirmar que você já é um desenvolvedor, volte em Configurar e marque a opção Aplicativos e ADB em Acesso superusuário, dentro de Opções do desenvolvedor. A bateria na CM12.1 é bem equilibrada, nos nossos testes ela marcou 4h12m de tela ligada e ainda restavam 5% de autonomia. Já no AnTuTu, a ROM marcou 21.340 pontos.

Tela inicial - Trebuchet
  
Pontuação no AnTuTu


 Pontos Altos da CM12.1:
  • Câmera é muito estável, apresenta boas otimizações
  • A personalização pode ser feita por meio de temas da CM
  • Bateria apresenta autonomia satisfatória
  • Gestos fazem o sistema de notificações mais atraente
  • Desempenho em jogos é muito bom

Pontos Baixos da CM12.1:
  • Navegador padrão é muito lento e possui falhas ao tentar efetuar downloads. Solução: usar outro aplicativo para browser, como o Chrome, por exemplo.

A ROM está muito usável para o dia a dia. Vale muito a pena instalar o sistema, se você não liga para versões mais recentes do Android, porém não abre mão de estabilidade e desempenho.

Sobre o telefone

Informações do sistema

Motor de temas da CM - CMTE


 Acompanhe os passos para instalação da CM12.1:
  • Baixe os arquivos da ROM zipada e os Gapps ARM Android 5.1 nano. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/CM121MotoG2
  • É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
  • Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
  • Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
  • Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM e depois no botão Add more zips e logo após isso, escolha os Gapps e então deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal.
  • Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.

Fonte:


Fórum XDA Developers - CM12.1 Unofficial - http://bit.ly/2mfZxJP


Artigo do Site Engadget - Google’s new ‘Material Design’ UI coming to Android, Chrome OS and the web - http://engt.co/2nNXMnG


Artigo do Site Tudo Celular - Sofrendo para crescer: Google divulga números de distribuição do Android Nougat para março de 2017 - http://bit.ly/2nAvTjM


Nenhum comentário:

Postar um comentário