O Moto G 2 é um aparelho bem popular em termos de utilização, desde seu lançamento até os dias atuais, e ainda é fortemente usado pelos diversos desenvolvedores de sistemas móveis. Hoje fazemos a análise do projeto Mokee Open Source, comunidade fundada em 2012, em que os desenvolvedores fazem trabalhos voluntários, espalhados ao redor do mundo, usando como base o AOSP, assim como outros projetos bem conhecidos (como o saudoso CyanogenMod).
Tela inicial Mokee |
Tela de atalhos rápidos - Android Nougat |
Esta ROM é baseada no Android 7.1.1, codinome Nougat. À primeira vista, temos a famosa opção de ajustes da barra de status, onde é possível alterar a posição do relógio e o tipo do ícone da bateria, por exemplo. Também está presente o recurso Live Display, em Tela, onde o usuário poderá mudar a configuração de exibição, como a temperatura. Outra função bem legal é o ajuste nativo do tamanho da fonte e exibição, novidades advindas do Android Nougat. Em armazenamento, podemos ver a quantidade de memória livre para instalação de aplicativos e espaço livre para dados. Em bateria, temos a nova interface gráfica da escala de uso. Esta ROM é muito econômica, por sinal. A gestão de memória RAM também está bastante equilibrada. Há a opção de botões, como visto no CyanogenMod, onde é possível alterar o funcionamento no sistema. Em sobre o telefone, é possível ver a versão nightly, em que a ROM é atualizada com frequência praticamente diária. O nível de patch de segurança do Android é do dia 5 de janeiro de 2017. A interface do sistema é bastante próxima à vista no projeto AOSP, mas vem com o Substratum Theme Engine instalado por padrão, algo que permite a alteração visual de alguns elementos do sistema, como a barra de notificações e atalhos rápidos, o aplicativo de telefone, de mensagem e o de configurações. A multitarefa também está reformulada, baseada no Android N. Na grade de aplicativos nota-se a presença da Central Mokee, onde é feita a procura das atualizações da ROM Mokee.
Mokee 7.1.1 para o Moto G 2 |
Conferindo o Substratum Theme Engine, encontramos as opções de personalização, mas é necessário baixar alguns módulos para liberar mais recursos. A opção de aplicativos dividindo tela também está disponível. A Mokee roda muito bem no Moto G 2 e em matéria de desempenho, a ROM mantém o poder gráfico no dispositivo.
Apps Recentes |
Armazenamento |
Função de divisão de tela - Android Nougat |
Substratum Theme Engine |
Agora vamos para o tutorial de instalação:
- Baixe os arquivos da ROM Mokee zipada e os Gapps ARM Android 7.1 nano. Links disponíveis no Blog Fandroid Brasil. http://bit.ly/MokeeNougatMotoG2
- É necessário ter o bootloader desbloqueado e uma imagem de recuperação customizada instalada. Neste tutorial utilizamos a TWRP 3.0.
- Agora ligue o aparelho pressionando o botão de liga/desliga junto com o botão de volume para baixo (-). Pressione o botão de volume para baixo uma vez - para selecionar a opção Recovery - e agora pressione o botão de volume para cima (+) - para confirmar a seleção.
- Após uns instantes, quando aparecer a tela do TWRP, toque na opção Wipe, e na opção Advanced Wipe marque as caixinhas Dalvik / ART Cache, Cache, Data e System e confirme deslizando a chave para a direita. Isso irá apagar os dados do sistema, assim como os aplicativos instalados, mas não irá apagar os arquivos salvos na memória interna do aparelho e nem do cartão de memória. É recomendável fazer um backup dos seus dados antes deste processo.
- Ao terminar, volte para a tela inicial e toque em Install, toque em Select Storage para selecionar o armazenamento específico onde estão os arquivos da ROM e os Gapps do Android 7.1 e confirme em Ok. Ao encontrar os arquivos, toque primeiro na ROM e deslize a chave para a direita e espere a instalação. Esse processo poderá demorar um pouco, mas isso é normal. Após finalizado, faça o mesmo com os Gapps.
- Ao finalizar, toque em Reboot System e aguarde o sistema iniciar.
No final, configure seu dispositivo e vá em configurar, sobre o telefone e na opção número da versão, toque várias vezes até aparecer a mensagem informando que você já é um desenvolvedor. Retorne ao aplicativo configurar e então navegue nas opções do desenvolvedor e garanta acesso superusuário aos aplicativos e adb, para liberar acesso ROOT ao sistema e a ROM Mokee já estará pronta para uso.
Fonte:
Site oficial de downloads do Projeto Mokee - Moto G 2014 titan - http://bit.ly/MokeeMotoG2
cara sabe me dizer porque as notificações estao enorme quendo desse para ver fica tipo so a letra do nome bem grande
ResponderExcluirParabéns pelas explicações! Segui suas dicas pra instalar e deu tudo certo. Essa foi o primeira ROM que instalei no meu XT1069. Instalei uma versão mais recente e realmente é uma ótima ROM! Valeu!!!
ResponderExcluirOlá, muito obrigado pela força! Fico muito feliz em saber que você está curtindo a nossa dica! Aproveite o seu novo sistema. Abraços 👍😀
Excluir