domingo, 16 de outubro de 2016

Vale a pena atualizar? Review do sistema CyanogenMod 13 no Quantum Go Q1 3G

  O Quantum Go completou um ano de lançado no mercado e junto com seu aniversário veio a promessa de atualização para a próxima versão do Android disponível na sua estreia, o 6.0 Marshmallow, no entanto essa promessa ainda não foi cumprida no modelo Q1 3G, exceto para os usuários que estão participando do programa beta para teste da versão. No entanto o modelo Q2 4G já está rodando a versão 6.0 desde o mês de junho de 2016.


Quantum Go Q1 3G rodando o CyanogenMod 13 (Android 6.0.1)



  Embora sejam muito próximos em questões que abrangem design e algumas funcionalidades, o Q1 e o Q2 são extremamente diferentes no quesito processamento. O SoC presente no modelo 4G tem um processador com arquitetura 64 bits e o modelo 3G, 32 bits, rodando com clock máximo de 1,3GHz em ambos os modelos. O processador usado no Q1 tem mais tempo no mercado se relacionado ao usado no Q2, que é mais usado em vários outros modelos presentes no mercado (como no Lenovo Vibe A7010, por exemplo). Por razões pertinentes a essa diferença, a Quantum afirma que é mais complicado o desenvolvimento de uma nova versão do sistema Android para o modelo 3G, junto com a empresa que fabrica o chip de processamento, a MediaTek. Diante dessa dificuldade em atualizar o sistema, muitos usuários ficaram frustrados por ainda não ter a versão mais recente prometida para os seus aparelhos, e daí alguns destes se arriscam em testar versões customizadas do Android (algumas já contam com versões mais recentes). Um sistema customizado bastante difundido baseado no Projeto Open Source do Android é o CyanogenMod, e na sua versão 13, leva o Android 6.0.1 Marshmallow para o Quantum Go Q1 3G. Como muitos já sabem, a versão instalada do CyanogenMod no Q1 foi desenvolvida para o asiático Infinix Zero 2 X509, que compartilha de design e algumas especificações em comum com o Q1. Como a banda base e modelo do processador são os mesmos (ou muito próximos)  nos dois modelos, é possível instalar o sistema no Q1. Se você se interessou pelo sistema, confira o vídeo tutorial presente no canal de como instalar o CM13 no Q1. Confira a análise


Sobre o Telefone @ Fandroid Brasil / 2016

Configurações do Trebuchet @ Fandroid Brasil / 2016

Tela inicial Trebuchet @ Fandroid Brasil / 2016

Quick Toggles e Notificações @ Fandroid Brasil / 2016
Tempo de bateria CM13 @ Fandroid Brasil / 2016

Bateria consumida pela Tela CM13 @ Fandroid Brasil / 2016

Tela de Bloqueio @ Fandroid Brasil / 2016

Menu de Configurações @ Fandroid Brasil / 2016

Play Store e Configurações dividindo espaço na mesma tela @ Fandroid Brasil / 2016

Modos de Tela do LiveDisplay @ Fandroid Brasil / 2016

Calibragem de cor CM13 @ Fandroid Brasil / 2016

Opções de Temas CM13 @ Fandroid Brasil / 2016

Consumo de Memória RAM CM13 @ Fandroid Brasil / 2016
Easter Egg do CM13 no Quantum Go Q1 3G @ Fandroid Brasil / 2016


  A princípio, notamos a peculiar animação de boot do CM13, que pode ser alterada nas configurações do sistema, e varia de acordo com temas ou pacotes de personalização disponíveis para instalação diretamente na Play Store.
  A tela de bloqueio também apresenta leves modificações, como a possibilidade de modificar os atalhos padrões localizados na parte inferior da direita e da esquerda, além da opção de apresentar pequenas animações durante a reprodução de música com a tela bloqueada.
  Na tela inicial do sistema temos o launcher padrão da CyanogenMod, o Trebuchet, que conta com opções bastante interessantes, como por exemplo, definição do tamanho da grade, permitir rotação da launcher e proteção dos aplicativos por senha (incluindo pastas de aplicativos). O estilo do menu também pode ser facilmente alterado.
  A barra de notificações e de atalhos rápidos (quick toggles) foi reformulada, agora é possível incluir, excluir e reorganizar os atalhos rapidamente diretamente na barra, selecionando a opção de editar botões.
  No total de 19, os aplicativos que vêm junto com o sistema operacional são: Agenda, AudioFX, Calculadora, Câmera, Configurar, Contatos, Downloads, E-mail, Galeria, Gerenciador de Arquivos, Gravador de som ,Gravador de tela, Mensagens, Música, Navegador, Relógio, Telefone, Toolkit do SIM e Play Store (instalado via GAPPS). Destaque para o AudioFX, que permite a escolha entre vários estilos de equalização, assim como o Gerenciador de Arquivos nativo do CM13, o Gravador de som e tela, que são muito eficientes, por sinal e por último o leve navegador embutido no sistema.
  Conferindo em Sobre o Telefone, o nome do modelo fica como Zero2, e a versão instalada é baseada no Android 6.0.1, com patch de segurança de 1º de junho de 2016, porém por não ser uma versão suportada oficialmente na comunidade, não conta com atualizações diretamente na opção Atualizações CyanogenMod, ficando essa por encargo dos desenvolvedores do projeto independente.
  Clicando 7 vezes na opção número da versão, é liberado submenu Opções do Desenvolvedor, onde pode ser habilitado acesso superusuário (root) e uma opção bastante legal, mas que foi desabilitada na versão oficial do Android 6, o Modo de Várias Janelas, o que permite abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, dividindo espaço na tela para a visualização de ambos.
  Em sons, temos as opções clássicas, junto com outras mais interessantes, como Abrir aplicativo de música ao conectar fones de ouvido e também emitir sons ao conectar o aparelho à energia.
  Em tela e luzes, temos o LiveDisplay, que permite o ajuste pré-definido da tela, como a opção dia (tradicional) e a nova opção noite, que modifica as cores apresentadas na tela com tons amarelados para mais conforto ao usar o aparelho em ambientes escuros (muito próximo ao Night Shift, presente no iOS), além da calibragem de cor, onde o usuário poderá configurar manualmente os níveis de vermelho, verde e azul numa escala de 0 a 100%. Ainda na configuração de tela, temos a opção de toque duplo na barra de status para bloqueio da tela, e a importante definição de densidade do LCD, que permite modificar o tamanho de ícones e fontes em todo o sistema.
  Em temas, podemos modificar por completo o comportamento estético do sistema, como fontes, estilo, animações e ícones, além da animação de boot.
  Em botões, é possível atribuir novas funções para a barra de navegação, como toque longo no botão de multitarefa para voltar para o último aplicativo acessado, por exemplo, entre outros.
  A opção de barra de status que também já é bem conhecida no CM, possibilitando a mudança de ícone de bateria e posição do relógio.
  E temos algo muito importante presente nas configurações de privacidade, a proteção à privacidade, que bloqueia acesso aos dados pessoais por determinados aplicativos, além da lista de chamadas bloqueadas.
  De modo geral, o sistema está muito estável no Quantum Go.
  Como prós do sistema temos:
  • Duração da bateria continua na média, chegando a 4h35m de tela ligada com uso intensivo
  • Modificações fazem o sistema ficar muito belo
  • Câmera traseira com melhoria na qualidade e no foco, que ficou mais rápido
  • Desempenho foi aprimorado nas transições de telas
  • Volume mais alto durante chamadas
  • Melhor gestão da memória RAM  


Como contras temos:
  • Demora bastante para carregar totalmente a bateria
  • Alguns aplicativos não são compatíveis, como o Google Plus e o Mercado Livre
  • Câmera frontal filma em resolução muito baixa
  • Câmera fecha ao tirar foto enquanto filma
  • Som baixo na gravação de vídeo
  • Não é compatível com Rádio FM


  Apesar desses aspectos, o sistema está muito bom para uso diário. Uma alternativa à câmera foi instalar o aplicativo gratuito Open Camera, nele é possível filmar em Full HD com a câmera frontal, algo que não é possível na câmera nativa do sistema. Instalamos também o aplicativo gratuito na Play Store PlayDTVi (desenvolvido pela Quantum) e ao testá-lo junto com a antena (que vinha acompanhada junto com o aparelho nos primeiros meses de lançamento), para nossa surpresa, funcionou! Nossa conclusão é que vale muito a pena usar o CM13 no Q1. E você, o que achou do sistema? Deixe sua opinião nos comentários.






Fonte:


Knowledge Android - http://bit.ly/2dIUttm

Grupo do Facebook Quantum Brasil - http://bit.ly/2e9U609


Blog Quantum Go All - http://bit.ly/2e2sEzP


Canal no YouTube Denis Lo - http://bit.ly/2eeE4Oj

Nenhum comentário:

Postar um comentário