segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Moto G2 com CyanogenMod 13 Android 6.0.1 - Análise

   O Moto G2, de 2014 foi um dos intermediários que mais venderam no mercado brasileiro. Seu sucesso se deu graças ao modelo de 2013 - que mudou o cenário de aparelhos mais acessíveis, porém com desempenho mediano. Como há uma grande base de usuários da segunda geração do Moto G, a Motorola resolveu disponibilizar a atualização para o Android 6 Marshmallow no dispositivo, mas muitos enfrentaram problemas com o update.

                                                 Análise - Vídeo no YouTube

   O CyanogenMod é um sistema baseado no Projeto Open Source do Android, e é responsável por trazer atualizações das versões do robô verde (recentes ou defasadas), desenvolvido por uma grande comunidade de desenvolvedores de sistemas móveis. Muitos aparelhos com o sistema Android deixam de receber suporte pelas empresas que os fabricam, por muitas vezes ter uma estratégia de marketing de substituição momentânea do seu portfólio ou por falta de interesse em manter determinado aparelho no mercado competitivo. O engajamento dessa vasta comunidade em trazer versões alternativas para muitos aparelhos possibilita dar uma “sobrevida” à aparelhos que deixaram de ter suporte por parte de suas respectivas empresas, trazendo assim versões mais recentes para dispositivos obsoletos.

Link para download do CyanogenMod para o titan Moto G 2

   O Moto G2 tem suporte oficial ao CyanogenMod desde a versão 12.1 (baseada no Android 5.1 Lollipop), e agora ele recebe a versão 13 que se baseia no Android 6.0.1 Marshmallow, disponível no link na descrição, com pacote de segurança do mês de agosto de 2016, o mais recente disponível até então. Vamos conferir como o sistema customizado se comporta no aparelho.
   Logo na inicialização, notamos a presença do mascote do time da Cyanogen estampado na tela de boot do sistema. Já iniciado, a interface do sistema mostra a principal modificação na tela de bloqueio: a fonte. Na tela inicial, os ícones personalizados chamam a atenção. A grade de menu também foi alterada e dá a chance de ser configurada de acordo com o gosto do usuário. Dentro das configurações temos opções clássicas do sistema Android, ajustes de conectividade, ajustes dos cartões SIM, ajustes gerais e adições de personalização do sistema CyanogenMod. Vemos também a versão do Android com a easter egg do Marshmallow e também a versão do CyanogenMod que também tem seu segredo semelhante ao original. A personalização fica por conta de pequenos ajustes como:
1.    Temas - onde o usuário pode baixar diretamente da Play Store e aplicar o esquema de personalização da interface, modificando aspectos do estilo, barra de status e de navegação, papéis de parede, fontes, ícones e mais.
2.    Tela de bloqueio - que apresenta além dos recursos mais padrões do sistema, a possibilidade de mudar atalhos diretamente exibidos na tela.
3.    Botões - personalização que permite atribuir novas funções aos botões presentes.
4.    Barra de status - modificações nos recursos como posição do relógio, estilo de ícone de bateria e porcentagem e outros.
Além da vantagem de ter controle das modificações a níveis de interface e de desempenho, essa customização tem suporte de frequência quase diária, onde as novas builds são recebidas na própria configuração de atualização do aparelho, tornando muito mais cômodo o processo de atualização.

   Alguns recursos também foram aprimorados: o áudio do sistema recebeu suporte à equalizador mais eficiente e a câmera apresentou mais definição - embora essa não tenha funcionado com o recurso HDR ligado. Em números, no Antutu Benchmark, o Moto G2 marcou 21.371 pontos. A performance do aparelho foi aprimorada. Em suas transições de telas e animações do sistema, se notou mais fluido, principalmente na execução dos aplicativos e jogos.

   De maneira resumida, o Moto G2 ganhou mais recursos interessantes para aqueles que prezam por liberdade de modificações no sistema. O acesso root também vem junto com o pacote, porém necessita ser ativado em Opções do Desenvolvedor. A performance teve um ganho muito positivo. Os bugs presentes nessa build foram: função HDR não está ajustada e há um pequeno atraso na ativação da lanterna na barra de ações rápidas das notificações. No mais, o sistema está muito funcional e talvez seja a solução para quem busca melhoria no dispositivo.


Um comentário: